Paula analisa o quadro “A Noite”, de Oscar Pereira da Silva (foto: arquivo pessoal)

Desvendar contextos sociais, políticos e culturais da sociedade brasileira por meio da história foi o objetivo principal da dissertação de Paula Nathaiane de Jesus da Silva. No estudo, a pesquisadora utilizou a obra de arte “A noite”, de Oscar Pereira da Silva, atualmente no Acervo do Museu Mariano Procópio. O trabalho foi desenvolvido no Programa de Pós-graduação em História, da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).

Segundo Paula, levando em consideração o ano de execução da pintura, 1927, e o contexto histórico que está inserida – compreendendo a primeira fase republicana brasileira – foi possível perceber como a República se apropriou dessa manifestação artística para transmitir mensagens de valores morais para a sociedade. Desta forma, construiu-se um símbolo nacional em uma tentativa de solidificação desse regime político no país através da cultura.

A acadêmica também ressalta que a obra possui no centro de sua concepção a figura feminina, a qual na época a República não acolhia. “As mulheres brasileiras cabiam ao ambiente doméstico, pautado no projeto de modernização do país onde deveriam cuidar do lar e educar ‘bons cidadãos’ para a nação, revelando um sistema patriarcal. Portanto, eleger um símbolo nacional na figura da mulher nesse período não foi eficiente”, salienta.

Outro ponto a se destacar, de acordo com a historiadora, é o próprio estudo iconográfico realizado na pintura. Segundo ela, o gênero alegórico não foi estudado profundamente no cenário das artes brasileiras. Na visão de Paula, a pesquisa ainda coopera com a própria instituição que a obra pertence, o Museu Mariano Procópio, já que muitos dos objetos que permanecem na instituição precisam de dados físicos.

O professor orientador, Martinho Alves da Costa Junior, reitera a importância da dissertação para a história da arte brasileira, já que aborda um artista amplamente conhecido, mas pouco estudado. “A pesquisa aborda não apenas a história física do quadro, mas estabelece relações importantes sobre o tema representado, assim torna-se de imediato um interesse amplo, tanto em seu aspecto específico de uma lacuna na história da arte, como na cultura brasileira”.

Contatos:
Paula Nathaiane de Jesus da Silva – (Mestranda)
paula_nathaiane@yahoo.com.br

Martinho Alves da Costa Junior– (orientador)
martinhoacjunior@gmail.com

Banca examinadora:
Prof. Dr. Martinho Alves da Costa Junior – Orientador – (UFJF)
Profª. Drª. Renata Zago – (UFJF)
Prof. Dr. Arthur Valle – (UFRRJ)

Outras informações: (32) 2102-6321 Programa de Pós-graduação História