Aulas são oferecidas pelo Grupo Coimbra de Universidades Brasileiras e desenvolvidas em parceria com a Hebei Foreign Studies University, de Shijiazhuang, da China (Foto: via Visualhunt)

Professores, gestores, estudantes de pós-graduação e técnico-administrativos em Educação (TAEs) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) interessados em participar do Curso Intensivo de Introdução à Cultura Chinesa devem se inscrever para a seleção até às 18h desta quarta-feira, 30, pelo Sistema Integrado de Gestão Acadêmica (Siga).

O curso tem carga horária de 30h, é oferecido pelo Grupo Coimbra de Universidades Brasileiras (GCUB), e desenvolvido em parceria com a Hebei Foreign Studies University (HFSU), de Shijiazhuang, na China. As aulas serão ministradas em portugês pela professora Qiao Jianzhen (Ana) e acontecerão de maneira remota entre os dias 5 e 17 de outubro, nas segundas e terças-feiras, das 19h às 22h, e aos sábados, das 9h às 12h, através da plataforma VooV Meeting Tencent Video Conferencing.

O objetivo principal é apresentar e analisar aspectos relevantes da cultura para a compreensão do modo de pensar e agir do povo chinês, conhecimentos panorâmicos de história, política, aspectos linguísticos, valores e hábitos culturais. Além disso, o curso aborda interculturalidade e interação nas relações sociais e comerciais entre brasileiros e chineses, e relações acadêmicas, científicas e comerciais entre os dois países.

A iniciativa do GCUB, que, inicialmente, disponibilizou vagas para os estudantes de graduação de todas as áreas do conhecimento da UFJF, agora oferece uma segunda turma. Segundo a diretora de Relações Internacionais da UFJF, Bárbara Daibert, “o curso é uma  boa oportunidade para quem se interessa e pesquisa sobre cultura chinesa, uma área que pouca gente consegue oferecer.”

Processo Seletivo
O processo seletivo será feito pela universidade de origem, de acordo com os critérios estabelecidos em cada instituição. O curso terá até cem vagas, que serão distribuídas igualmente entre as instituições conveniadas ao Grupo Coimbra de Universidades Brasileiras (GCUB) que manifestarem interesse em participar.

internationaloffice@ufjf.edu.br