Estão abertas as inscrições para a XXLIII Semana de Biologia (Sembio) – Mostra de Produção Científica – da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). O evento acontece entre os dias 5 e 8 de novembro, via on-line, através do Youtube e do Google Meet. A programação conta com  apresentações de trabalhos, palestras e minicursos, e os interessados podem se inscrever gratuitamente no site do evento.

Programação on-line conta com Mostra de Produção Científica, palestras e minicursos (Ilustração: Divulgação)

A Sembio é organizada por estudantes de Biologia da UFJF e pelo Diretório Acadêmico de Ciências Biológicas Beth Bessa (Dacbio), e visa utilizar uma formação complementar para graduandos e profissionais da área, bem como estudantes de outros cursos e instituições. Serão oito minicursos divididos em dois blocos com inscrições limitadas, além de palestras com professores e pesquisadores ligados às áreas de Genética, Epidemiologia, Educação ambiental, Botânica e Parasitologia.

O evento conta ainda com apresentações, em formato de vídeo, das produções científicas. A mostra de trabalhos é dividida nas quatro grandes áreas: Meio Ambiente e Biodiversidade; Saúde; Biotecnologia e Produção; e Educação.

Novas abordagens
“Não optamos por um tema em si. Os assuntos são escolhidos de acordo com a necessidade dos alunos e com aqueles que estão em pauta no ano, como a palestra ‘Morcegos, a raiva e o medo do desconhecido’. Depois de muito tempo sem relato, este ano uma pessoa morreu no estado do Rio de Janeiro devido à raiva, trazendo o assunto à tona novament”, explica o estudante de Ciências Biológicas e presidente da comissão organizadora, Vitor Rodrigues.

Para Rodrigues, o contato dos alunos com a semana acadêmica é de extrema importância e, diante da suspensão das atividades presenciais, foi necessária a mudança para o remoto. “Resolvemos realizar o Sembio totalmente on-line a fim de atender ao período de isolamento social. Por conta disso, tivemos de deixar algumas atividades de lado, embora a maior parte ainda vá ser realizada. Além disso, vimos a necessidade de realizar o evento de forma gratuita e, assim, atingir um maior número de participantes. Contaremos com palestras, minicursos e apresentação de trabalhos, além da publicação dos anais do evento com os trabalhos apresentados. Por ser on-line, temos a oportunidade também de compartilhar o nosso curso para outras regiões do país, além, é claro, dos grupos de estudo e da empresa júnior”.

Também membro da comissão organizadora, o estudante Thiago Sá, destaca a importância de trazer novas abordagens da área. “Com as palestras do evento, sempre há um novo tema que chama a atenção, o que nos induz como alunos a pesquisar e querer saber mais. As atividades mostram um leque de opções que a biologia abrange e que muitas vezes não são abordados em sala de aula.”

A organização conta ainda com o apoio do Instituto Aqualie – Organização sem fins lucrativos -, que desenvolve projetos de pesquisa e ações voltadas à conservação da biodiversidade e iniciativas que visem o desenvolvimento social e econômico através de atividades de educação”.

Guia do participante

Instagram: @Sembioufjf