A Universidade Federal de Juiz de Fora, por meio do Centro de Educação a Distância (Cead), adaptou a Plataforma de Aprendizagem Moodle para as necessidades dos alunos que retomaram suas atividades acadêmicas via ensino remoto emergencial, do 1º ao 5º ano do Colégio de Aplicação João XXIII. A plataforma possui vários recursos para promover a aprendizagem dos alunos, tais como atividades interativas, recursos de gamificação (jogos), vídeos, músicas, diferentes sites e filmes.

As mudanças incluem layouts adequados ao público infantil, idealizados para conquistar a criança por meio do uso da linguagem visual de maneira a aguçar a curiosidade e estimular a sua autonomia, objetivando novas descobertas e aprendizagens. O uso de áudio, também, é um recurso usado com frequência na Plataforma, principalmente para os dois anos iniciais, quando as crianças ainda estão em processo de alfabetização e não dominam suficientemente a leitura. Os áudios direcionam o caminho que o aluno deve percorrer, de maneira bem simplificada e lúdica.

Com o apoio dos professores do João XXIII, foram produzidos tutoriais voltados para as crianças, onde os personagens Fred e Ana ensinam os primeiros passos para o correto manuseio da plataforma e do ambiente de aprendizagem.

Segundo a coordenadora geral da equipe pedagógica do Cead, Olga Ennela, as aulas na sala de aula virtual iniciaram com o Módulo de Aprendizagem em Rede. “Os alunos estão tendo a oportunidade de conhecer as ferramentas disponíveis na Moodle e de consultar o guia do ensino remoto emergencial (ERE) de maneira a estarem em condições de realizar o trabalho proposto pelos professores”.

Para este novo ambiente virtual, foram escolhidos dois recursos principais: o “livro”, no qual o aluno tem acesso ao conteúdos e o “diário”, para que ele devolva as atividades, concentrando tudo em um só lugar. “Desta forma, os professores terão um registro geral de tudo que foi enviado e podem enviar o feedback de cada atividade, momento de grande importância no processo de aprendizagem, seja no modelo presencial ou a distância”, observa Olga.

Ainda de acordo com a coordenadora do Cead, o trabalho realizado pelo centro junto ao Colégio possibilita um espaço efetivo e qualificado de ensino e aprendizagem remotos com o potencial de minimizar significativamente os prejuízos educacionais causados pela pandemia.