Imóvel receberá atividades acadêmicas do ICSA (Foto: Ivan Bretas)

Teve início neste mês a reforma da unidade Vila Bretas do campus Governador Valadares da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF-GV). De acordo com o cronograma, a previsão é que a obra no imóvel em que serão realizadas as atividades acadêmicas do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas (ICSA) seja finalizada em junho de 2021.

Segundo Sara La-Gatta Martins, arquiteta da UFJF-GV e fiscal do contrato firmado com a empresa que realiza a obra, serão feitos: um muro na divisa do terreno da UFJF-GV com o terreno vizinho; uma escada e uma rampa na entrada do terreno para o acesso de pedestres ao prédio; uma escada lateral externa entre o subsolo e o térreo; bem como uma escada interna entre o térreo, 1º e 2º pavimentos, em cumprimento às normas do Corpo de Bombeiros.

A empresa contratada deverá realizar ainda a reforma completa do subsolo para atendimento à biblioteca do ICSA e a reforma dos banheiros do térreo e do 1º pavimento. “Adquirimos além de um prédio, um terreno com inúmeras possibilidades de ampliação e/ou construção para atender às diversas demandas da instituição, com localização privilegiada, próximo ao centro e ao anel rodoviário. A reforma se mostrou necessária pois o imóvel não possui todas as instalações necessárias para atender as normas de acessibilidade e de segurança, exigidas pelo Corpo de Bombeiros Militar, além da necessidade de atender as demandas de acordo com a Resolução nº01/2019 do Conselho Gestor”, destacou a arquiteta.

De acordo com Peterson Andrade, diretor-geral da UFJF-GV, a obra sinaliza a preocupação da instituição com a segurança e acessibilidade. “É claro que queremos ocupar o prédio com a maior brevidade possível para que tenhamos uma ‘casa própria’, mas não podemos deixar a segurança, acessibilidade e funcionalidade ideal do prédio de lado. Esta reforma é a demonstração que queremos novos espaços, mas com um uso seguro e dentro das suas efetivas possibilidades de aproveitamento dos espaços”.

Imóvel conta com quatro pavimentos (Foto: Ivan Bretas)

Para o reitor Marcus David, o início da obra representa mais uma etapa da concretização da UFJF em Governador Valadares. “A obra é resultado de um esforço conjunto das lideranças políticas locais, do empenho dos trabalhados de Governador Valadares, do esforço feito por toda a equipe da administração central na aquisição do imóvel e, agora, na realização da obra. Então é com muita satisfação que eu destaco que o início da obra é um passo importante para que Governador Valadares tenha de fato um campus de uma universidade pública federal de qualidade e que ofereça acesso à população”.

Palavras reforçadas pelo diretor Peterson Andrade. “A  unidade Vila Bretas representará a consolidação de uma universidade pública federal em Governador Valadares. Trata-se de um símbolo do trabalho coletivo e da soma dos esforços técnicos, administrativos, políticos e jurídicos da nossa instituição”.

O imóvel Vila Bretas da UFJF-GV foi adquirido em dezembro de 2018 junto à Fundação Padre Teodoro Araiz, mantenedora da então Faculdade de Administração de Governador Valadares (FAGV). O edifício, localizado à Rua José de Tassis, 350, possui quatro pavimentos, que abrigam cerca de 20 salas de aulas, um auditório, além de outros espaços.