De segunda, 28 de setembro, a sexta-feira, 2 de outubro, acontece o I Encontro de Ligas Acadêmicas de Medicina Veterinária da Universidade Federal de Juiz de Fora (I Elamvet/UFJF). O evento on-line, resultado da organização de cinco ligas acadêmicas, tem a participação de palestrantes de todo o Brasil, e uma abordagem de dez temas diferentes.

I Elamvet UFJF aborda dez temas diferentes, com duas palestras diárias, sempre on-line via Youtube (Foto: Alexandre Dornelas/UFJF)

As vagas são ilimitadas e as inscrições estão abertas até domingo, 27 de setembro. A taxa é de R$ 15, com emissão de certificado de participação de 13 horas. As palestras acontecem sempre das 18h às 20h30, via Youtube, e o link das transmissões será enviado por email aos participantes.

A programação completa pode ser encontrada no site do evento

A organização reúne as ligas acadêmicas de Anatomia Veterinária (Laav), Animais Silvestres (LAS), Grandes Animais (Laga), Patologia Veterinária (Lapato-Vet) e Pequenos Animais (Lapet)

De acordo com a presidente da Lapet, Fernanda Marques, o evento também é importante para apresentar o trabalho das ligas para a comunidade universitária e assim fazer com que os estudantes do curso possam encontrar aquela em que mais se encaixe.

“Conseguimos organizar um evento que agrade um grande número de pessoas, desde os profissionais aos estudantes que ainda estão escolhendo a área de atuação. Sendo cinco ligas acadêmicas sobre áreas distintas da Medicina Veterinária, a cada dia realizamos duas palestras de ligas diferentes, de forma que, no mesmo dia, são abordados temas que possam interessar a variados perfis.”

Interdisciplinaridade
Para a presidente da LAS, Bruna Franco, a interdisciplinaridade é um quesito a ser destacado. “O fato de oferecermos temas que envolvem animais de produção, de companhia e silvestres, e ainda destrincharmos as áreas de atuação dentro desses grandes grupos, como clínica, cirurgia, exames de Imagem, comportamento e bem-estar animal, Patologia e Anatomia, faz o diferencial do I Elamvet UFJF.”

O palestrante, médico veterinário e gerente do Setor de Vida Silvestre e Bem-Estar Animal do município de Cascavel, no Paraná, Rodrigo Neca Ribeiro, apresenta o tema “Anestesia em felídeos de zoológico”. “Como é um tema que fascina os estudantes, eu tento fazer algo que possua um bom embasamento teórico, mostrando o que temos disponível para utilizar em anestesia em felídios, o que antes era utilizado e o que utilizamos agora. Busco falar da minha rotina com esses animais e ressaltar bastante casos, desde um gato mourisco até um tigre ou um leão”, adianta.

Diversidade
A presidente da Laav, Juliana Gomes, afirma que a ideia de reunir as ligas surgiu com o intuito de demonstrar as diversas áreas de atuação do profissional veterinário em seus vários meios. “O objetivo da Laav, na Elamvet UFJF, é proporcionar aos estudantes de Medicina Veterinária, bem como aos profissionais da área, a visão aplicada da anatomia animal em dois campos de grande importância. Vamos abordar tanto a anatomia em pequenos animais, como cães e gatos, e também em grandes animais, como os equinos.”

Segundo o presidente da Lapato, Pedro Lima, o objetivo da Liga é destacar duas áreas dentro da patologia veterinária que ainda são pouco visibilizadas. “A medicina de animais silvestres vem ganhando cada vez mais destaque, e abordar como a patologia pode auxiliar essa área é de extrema importância. Já quanto à palestra sobre Medicina Veterinária Legal, nosso curso não tem essa disciplina; portanto, temos o objetivo de trazer mais dessa área para os alunos da UFJF e também para os alunos dos outros cursos do país que não a possuem em sua grade.”

Já a presidente da Laga, Taiara Soares, afirma que o objetivo da Liga é trazer temas relacionados a bovinos e equinos para que os demais estudantes de veterinárias que ainda não possuam conhecimento sobre o tema tenham a oportunidade de conhecer um pouco. “Buscamos proporcionar uma programação bem diversificada para que possa atender bem a cada público que busca informação em uma área específica ou até mesmo àqueles que queiram conhecer todas as áreas para que possam definir com qual têm mais afinidade”.