Palestras abordam mercado de energia, automação industrial, indústria 4.0 e processos industriais de forma geral (Imagem: Pixabay)

Estão abertas, até sábado, 26, as inscrições para a 1ª Semana de Engenharia e Tecnologia do Ramo Estudantil IEEE (Institute of Electrical and Electronics Engineers) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). O evento acontece de segunda, 28 de setembro, a sexta, 2 de outubro, de forma gratuita, via Youtube, e conta com palestras, mesas redondas e atividades de integração entre os participantes.

A Semana visa estimular estudantes das diversas áreas da Engenharia a entender seus lugares enquanto profissionais, expondo ramificações do mercado de trabalho. As palestras abordam temas como mercado de energia, automação industrial, indústria 4.0, experiências de profissionais de engenharia, mercado de trabalho e processos industriais de forma geral. Além disso, diversos brindes serão oferecidos e canais de integração criados, a fim de permitir os inscritos a se conhecerem e manterem contatos entre si.

Confira a programação completa.

A 1ª SET-IEE tem como maior público alvo os alunos das diversas áreas de Engenharia da UFJF e de outras instituições. Por ser um grupo filiado ao IEEE, o evento recebe inscrições de todas as partes do país e também do exterior.

O evento conta com palestrantes reconhecidos nacional e internacionalmente, como Natalia Mota, eleita pela Forbes como uma das mulheres mais influentes do Brasil; Thabata Ganga, uma das fundadoras da “Rede Brasil Contra o Vírus”; e Susan Kathy Land, presidente eleita mundial do IEEE e gerente de programa de uma agência do governo dos Estados Unidos. A organização do evento optou por convidar mais participantes mulheres, abordando assuntos técnicos de Engenharia, configurando 74% de suas palestrantes.

Integração
De acordo com a presidente do Ramo Estudantil IEEE-UFJF, Dalila Marques, a organização “espera conseguir agregar um pouco à carreira dos participantes, não apenas com todo o conhecimento técnico que será exposto, mas também com a rede de contatos que o evento proporcionará através de canais de integração, como um grupo no Telegram. Além disso, as expectativas são de que as pessoas se divirtam e aproveitem o momento.”

Segundo Dalila, a importância da Semana baseia-se no fato de que poucos eventos técnicos foram ofertados na Faculdade de Engenharia durante o isolamento social causado pelo Covid-19. “O SET-IEEE nasceu dessa demanda. Eventos desse desse tipo costumam agregar muito à nossa formação, pois nos ajuda a escolher quais caminhos queremos tomar e quais as possibilidades estão à nossa frente. Sendo on-line, também possibilita a presença de palestrantes muito importantes. É um momento de aproveitar essa oportunidade para interagir com pessoas que não imaginávamos conhecer antes.”.