O projeto do departamento de Química da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) encerra temporariamente nesta terça-feira, 22, as atividades de produção de sabões e sabonetes. O trabalho colaborativo resultou na produção de 11.200 litros de sabonete líquido e 8.930 barras de sabão, a partir do insumo de mais de 1.620 litros de óleo doados pela sociedade civil.

A ação, iniciada em abril, destinava itens essenciais para pessoas em situação de vulnerabilidade social, e contou com o apoio de doações de garrafas plásticas, óleo de soja virgem e óleo de cozinha usado. A iniciativa contemplou mais 66 instituições sociais.

As doações fazem parte da atuação da Universidade no enfrentamento à pandemia do novo coronavírus. O projeto foi coordenado pela docente do departamento de Química, Denise Lowinsohn; e teve respaldo logístico dos laboratórios da Instituição para a fabricação dos sabões e sabonetes.

Os produtos foram distribuídos gratuitamente para abrigos temporários, associações de catadores, penitenciárias e para pessoas em situação de vulnerabilidade. A equipe do projeto agradece à toda comunidade que colaborou com doações dos materiais necessários para a fabricação dos itens essenciais e informará quando retomarem as atividades.