O Programa de Pós-graduação em Ciências Aplicadas à Saúde (PPgCAS) promove, no dia 23 de setembro, a partir das 10h, a palestra Isolamento, identificação e quantificação de compostos bioativos. A atividade acontece online, e conta com a participação do professor de Engenharia Química, do Instituto Militar de Engenharia, Valdir Florêncio da Veiga Júnior.

O evento integra o cronograma da disciplina Compostos Bioativos em Alimentos, do PPgCAS. De acordo com o professor Leandro Cardoso, será uma oportunidade para abordar técnicas de extração, identificação e análise de compostos bioativos. “Existe uma vasta literatura que demonstra todo o potencial funcional desses compostos, que podem beneficiar a saúde humana quando consumidos em alimentos, ou mesmo quando comercializados em cápsulas e suplementos alimentares”, explica.

O docente explica que compostos bioativos possuem elevado potencial para aplicação na indústria alimentícia e farmacêutica, e também desempenham diferentes papéis, como atividade antioxidante, estimulação do sistema imune, equilíbrio do nível hormonal e atividade antibacteriana e antiviral. “Entre os compostos que podem promover a saúde humana temos como exemplo o resveratrol, da classe das antocianinas, presente no vinho, que promove esse efeito benéfico do consumo controlado à saúde do coração e redução de doenças cardiovasculares”, comenta.

Ele cita, ainda, exemplos como peptídeos bioativos presentes no feijão, que estão relacionados com menor incidência de câncer, e licopeno isolado do tomate, comercializado em cápsulas para redução de radicais livres.

A palestra será transmitida neste link.