Evento já reuniu cerca de 700 pessoas em outras edições, este ano será feito on-line (Foto: Gustavo Temponi)

O Departamento de Física da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) promove, entre os dias 9 e 13 de novembro, a 31ª edição da Feira de Ciências, que agora acontece de forma on-line e gratuita. As inscrições, que se estendem até o dia 31 de outubro, já estão disponíveis no site do evento

A Feira de Ciências do Departamento de Física da UFJF, historicamente, tem suas atividades voltadas para escolas de Juiz de Fora e Zona da Mata, mas o evento vem recebendo participação de escolas de outras regiões de Minas Gerais e até mesmo de outros estados. 

Para participar, é necessário que o professor da escola faça a inscrição do grupo de estudantes através de um formulário disponibilizado no site. É importante atentar-se às regras de participação. Os links dos trabalhos, apresentados no Youtube, serão enviados com o ato de inscrição. Ao longo da Feira de Ciências, os vídeos passarão por julgamento de uma banca e também do público espectador. Na sexta-feira, 13, os ganhadores serão divulgados através de uma live. 

O professor e coordenador da Feira de Ciências de 2020, Wallon Anderson Nogueira, lembra que “em edições anteriores, chegamos a ter 24 escolas inscritas com uma participação da ordem de 700 pessoas entre professoras e estudantes, como público externo, por exemplo. Infelizmente, por a essa situação e dadas as limitações de tempo e de condições, em vários sentidos, que os professores, os estudantes e as escolas estão sujeitos, esperamos uma diminuição no número de escolas e estudantes para este ano.” 

Para Nogueira, feiras de ciências têm se mostrado importantes espaços de difusão de informação científica e de incentivo a estudantes em todo o mundo. Na UFJF, ela ajuda a aproximar os cursos da população de Juiz de Fora e região, “dando a oportunidade dos jovens pensarem a possibilidade de escolherem a nossa universidade como um caminho futuro para a sua formação”. Segundo o professor, especialmente para os alunos da rede pública, a feira também é uma oportunidade de acesso a meios e eventos culturais muitas vezes escassos no dia a dia das crianças e jovens.

Mais informações: https://www.ufjf.br/feiradeciencias/

Facebook 

Instagram