Integrantes do projeto de extensão Lado M, do campus Governador Valadares da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF-GV), promovem, neste mês, o curso Repensando os papéis de gênero, a estudantes do ensino médio da Escola Estadual Israel Pinheiro, em GV. Os encontros virtuais acontecem às quartas-feiras, até o dia 30 de setembro.

De acordo com o professor Murilo Ramalho Procopio, responsável pelo curso, a iniciativa visa desmistificar a ideia de que os estudos de gênero são ‘ideologia’. “Além disso, objetiva mostrar como as construções culturais a respeito das feminilidades e masculinidades podem influenciar na construção de hierarquias sociais e de possíveis formas de violência relacionada ao gênero”, explica.

O curso aborda não só os papéis sociais culturalmente atribuídos a cada gênero, mas também aspectos da sexualidade e alguns impactos do machismo na sociedade. O curso contempla debates e dinâmicas voltados para a temática de gênero, com o intuito de provocar reflexões nos participantes, bem como de possibilitar que identifiquem e se posicionem diante de situações de desigualdade e violência de gênero.

Desde o início do curso, foram abordados assuntos como o amor romântico e a construção da masculinidade. A próxima reunião acontece no dia 23, e terá como tema saúde e sexualidade. “Nossa expectativa é que pelo menos alguns despertem para a importância de refletir sobre as relações entre os gêneros e, com isso, reajam a situações de dominação e atuem como catalisadores dessas discussões entre outros jovens”, comenta o docente.

O projeto

Coordenador do Lado M, Murilo explica que o projeto surgiu da interação entre estudantes da UFJF-GV e estudantes secundaristas participantes das ocupações estudantis em 2016. “À época, algumas alunas constataram a importância de tratar de assuntos relacionados à violência de gênero nas escolas públicas de Governador Valadares”. Na sequência, a temática foi transformada em projeto, que foi, então, submetido aos editais da Pró-reitoria de Extensão da UFJF.

Desde sua implantação, o Lado M foi coordenado pelos professores Marina Oliveira, do curso de Administração, Bruno Franco, de Ciências Contábeis, e Bráulio Magalhães, do Departamento de Direito. As primeiras atividades do grupo foram desenvolvidas na Escola Estadual Dona Arabella, e, hoje, têm como público-alvo os estudantes da E.E. Israel Pinheiro.