Personagens e cenas da área rural foram capturadas por Guilherme Landim em Andrelândia (MG)

Reflexão e diálogo entre as áreas da educação, arte e cultura é o que propõe o programa de extensão Arte em Trânsito da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), realizado no Colégio de Aplicação João XXIII. Com esse objetivo, o programa lançou a exposição on-line “Descoordenadas”, do fotógrafo Guilherme Landim.

A exposição no site do Arte em Trânsito traz fotografias dos caminhos, coordenados e descoordenados, percorridos pelo fotógrafo na área rural da cidade de Andrelândia (MG). “Encaminhei minha proposta para o programa pois acho um trabalho educativo muito interessante. Ver poesia em nosso cotidiano nos caminhos e descaminhos que a gente segue. A proposta a exposição é essa, por meio das imagens trazer uma uma ressignificação do olhar, um desequilíbrio, reequilíbrio do nosso eixo de localização”, explica Landim.

Inicialmente a exposição aconteceria de forma presencial na Galeria Professor Pável no João XXIII, porém devido à situação atual a mostra precisou ser repensada e transformada em um evento on-line. A exibição está disponível e pode ser acessada de forma gratuita no site do Arte em Trânsito. As fotos também estão sendo publicadas nas redes sociais do programa.

Saberes tradicionais representados pelas imagens (Foto: Guilherme Landim)

Segundo a professora do Colégio de Aplicação João XXIII e coordenadora do programa, Renata Caetano, com a publicação no site e nas redes “buscamos gerar um debate sobre o princípio das deambulações e deste registro de um cotidiano rural tão distante de muitos de nós”. Conteúdos relacionados à exposição estão sendo trabalhados por meio de vídeos e propostas de mediação nos stories do Instagram.

Finalizando as ações de divulgação, o fotógrafo Guilherme Landim irá fazer uma live no dia 24 de setembro, no canal do Arte em Trânsito no Youtube, com o geógrafo Marcelo Vianna. A ideia é discutir diferentes perspectivas sobre o mundo rural. As atividades são abertas ao público em geral.

Arte em Trânsito

O programa busca promover conhecimento artístico e cultural de forma inovadora além de exposições conta uma agenda de postagens do “Pontes Comunitárias”, que na sua próxima ação trará um material sobre o grupo de percussão “Muvuka”, contando um pouco de sua história, sua ação junto à comunidade, além do trabalho realizado pelo grupo no próprio Colégio de Aplicação João XXIII.

Acompanhe o Arte em Trânsito nas redes sociais:

Instagram: (@arteemtrasito)

Facebook

Youtube