(Atualizada em 18/09/2020, às 15h10)

O Museu de Arte Murilo Mendes (Mamm) e o Memorial da República Presidente Itamar Franco, da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), participam da 14ª edição da Primavera dos Museus. O evento, promovido anualmente pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), acontece, dessa vez, em formato digital, a partir desta segunda-feira, 21, tendo como tema “Mundo Digital: Museus em Transformação”.

Iniciativa reúne museus brasileiros e uma programação especial on-line, com webinário, transmissões ao vivo, filmes, exposições e visitas virtuais (Foto: Maria Pontes/Coletivo JF Fotográfico)

A iniciativa reúne museus brasileiros e uma programação especial que busca dialogar sobre a importância dos centros culturais do país. Devido ao momento de isolamento social em decorrência da pandemia de Covid-19, o trabalho dos museus de preservar, investigar, comunicar e expor as coleções de valor artístico, histórico, técnico e científico passou por modificações. 

Utilizando-se das ferramentas da cultura digital, as instituições de memória experimentam e produzem novas práticas de disseminação das informações museais para o intercâmbio com a população. A proposta do evento é evidenciar a experiência virtualizada entre públicos, com previsão de transmissões ao vivo, webinário, visitas e exposições virtuais, entre outras ações que garantam a interatividade.

Lives, filmes e visitas virtuais
Entre as atividades oferecidas pelo Mamm em seu canal no Youtube está a transmissão, ao vivo, da “Biblioteca Digital de Livros Raros”, com Júlia Rocha Ribeiro, bibliotecária documentalista da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), na terça-feira, 22, às 19h. A especialista em Biblioteconomia discute e apresenta seu trabalho, desenvolvido na área de preservação de coleções especiais e obras valiosas na UFMG. A live conta também com a participação do arte-educador Frederico Lopes, integrante da equipe do Memorial da República Presidente Itamar Franco.

Artista, curadora e professora da USP, Giselle Beiguelman aborda em live o trabalho de readequação dos museus para o ambiente on-line (Foto: Arquivo pessoal)

Na quarta-feira, 23, às 19h, a live fica a cargo de Giselle Beiguelman, com o tema “O Museu on-line será relacional ou não será”. A artista, curadora e professora da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (USP), aborda o trabalho de readequação dos museus para o ambiente on-line, devido à pandemia. O superintendente do Mamm, Ricardo Cristofaro, participa da transmissão, que abre espaço para a discussão de como as instituições culturais enfrentaram os desafios desse novo universo e das novas atividades.

O tema da quinta-feira 24, às 19h, é “Bienal 12: A Insistência em estar junto como plataforma curatorial do Educativo”, com os pesquisadores da Bienal do Mercosul, Igor Simões, professor da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (Uergs) e curador da 12ª edição da Bienal, e Renata Sampaio, artista e coordenadora do Programa do Educativo da Bienal 12. A transmissão é uma edição especial do Encontro de Educadores de Museus Brasileiros e será mediada por Ana Luiza Affonso, responsável pelo Educativo do Mamm. Para essa atividade, que confere certificado, é necessária inscrição prévia em formulário específico.

No sábado, 26, às 18h, acontece a exibição do filme “O que seria deste mundo sem paixão”, uma comédia dramática que conta a história fictícia do encontro dos fantasmas dos escritores Lúcio Cardoso, interpretado por Armando Babaioff, e Murilo Mendes, vivido pelo ator Saulo Arcoverde, que são perseguidos pelos personagens de seus livros após a morte. Logo em seguida, em uma conversa mediada por Karina Orquidia, integrante do Educativo do Mamm e graduada em cinema, o cineasta, roteirista e diretor do longa, Luiz Carlos Lacerda, entra em live, no canal do Museu, para uma discussão sobre sua obra. Para assistir ao filme, é preciso fazer inscrição pelo e-mail mamm.producao@gmail.com.

Além das transmissões ao vivo, a equipe do Educativo do Mamm promove visitas mediadas on-line, que poderão ser agendadas via internet, ao recorte da exposição “Grafias e Múltiplos – Os amigos da Gravura”, inaugurada fisicamente em 2019 e agora parcialmente disponível em uma galeria virtual. O link para acessar a galeria está no site do Mamm. Outras atividades serão divulgadas pelo perfil do Museu no Instagram @mamm.ufjf.

Webinário e minicursos
Na terça-feira, 22, serão oferecidas 80 vagas para o “Webinário: O desafio da manutenção dos acervos públicos na atual conjuntura político-econômica”, com a participação de Alessandra Germano, arquivista do Arquivo Central; Marcos Olender, diretor do Centro de Conservação da Memória (Cecom); e Tarcísio Greggio, diretor do Memorial da República, todos da UFJF.

Membro do International Council of Museums, Rubens Ramos ministra minicurso “Museus em tempos de pandemia: entre o físico, o digital e o virtual” (Foto: Divulgação)

Na quarta-feira, 23, com oferta de 40 vagas, será realizado o minicurso “Museus em tempos de pandemia: entre o físico, o digital e o virtual”, com o pesquisador Rubens Ramos Ferreira, membro do International Council of Museums (Icom), que participa do International Committee for Audiovisual and New Technologies of Image and Sound (Avicom).

Também com 40 vagas, na sexta-feira, 25, acontece o minicurso “Museus híbridos: A contribuição das tecnologias da informação na Era Digital”, com a pesquisadora em Museologia, Karina Muniz Viana, que recebeu o Prêmio Ancib 2017, de Melhor Pesquisa-dissertação de Mestrado em Ciência da Informação no Brasil.

No sábado, 26, com outras 40 vagas abertas, o minicurso “História do Cinema: As transformações da linguagem através dos avanços tecnológicos” será ministrado pelo professor, cineasta e produtor audiovisual juiz-forano, Franco Groia. 

As participações nos minicursos e/ou webinário serão on-line, gratuitas e abertas a todos os interessados, que devem preencher um formulário de inscrição para receber o link de acesso para a programação escolhida.

Ações educativas
Dentre as ações educativas, de segunda a domingo, 21 a 27 de setembro, o Memorial realiza no Instagram o “Gavetas de Memória”, a partir da produção de fotos e filmagens de obras criadas com base em um texto curatorial, que permite a reflexão sobre memórias revisitadas durante a pandemia. A proposta é inspirada no gaveteiro do saguão principal do Memorial e na metáfora literária a que o mesmo faz referência: no trecho do livro “A idade do serrote”, o escritor juiz-forano Murilo Mendes diz haver “muitas gavetas na memória”.

A ação “Fotografia Coletiva”, transmitida na plataforma Google Meet, na quarta, 23, propõe uma interação entre os participantes através da produção de fotografias de composições artísticas montadas durante a transmissão. Para a ação “Correspondências Afetivas”, realizada durante toda a semana, o setor educativo do Memorial irá espalhar pela cidade cartas contendo relatos de trabalhadores ativos durante o período de isolamento social.

Cineasta, roteirista e diretor do filme “O que seria deste mundo sem paixão”, Luiz Carlos Lacerda, participa de debate sobre sua obra, que envolve os escritores Lúcio Cardoso e Murilo Mendes (Foto: Leo Lara)

Por fim, na ação “Máscaras”, também realizada no período de 21 a 27, haverá distribuição de máscaras com recados, contendo, entre outros, indicações de espaços culturais que também estão participando da Primavera dos Museus, patrimônios culturais existentes em Juiz de Fora, e sugestões de livros para leitura durante a quarentena, além de poemas e frases.

Aproximação com o público
Tarcísio Greggio, diretor do Memorial, destaca a importância de uma programação adaptada ao momento atual no segundo ano de participação do museu no evento: “O tema deste ano é muito importante, pois sugere uma reflexão em torno de um assunto que, em função da pandemia de Covid-19, ocupou a maior parte dos debates promovidos por museus do mundo todo.” Segundo ele, a programação que o Memorial preparou faz parte de um conjunto de ações desenvolvidas pela equipe do local para aproximar ainda mais o público deste espaço. Durante o ano também foram realizadas outras ações remotas, como o Memorial Podcast e o Panteão, espaço virtual criado recentemente, além de promoção do acervo no Instagram e no Youtube.

Forum da Cultura
O projeto “Histórias do Forum”, que propõe uma retrospectiva da cena cultural juiz-forana e nacional e já se encontra em andamento nas redes sociais (Instagram e Facebook), revisita em setembro o pioneirismo de Juiz de Fora nas transmissões de TV. Além de postagens com fotos e histórias do papel da cidade na área, o Forum da Cultura realizará duas transmissões ao vivo através do Instagram, entrevistando convidados sobre o tema “Mundo Digital: Museus em Transformação”, unindo a reflexão proposta pela Primavera dos Museus às comemorações dos 70 anos da televisão no Brasil. Outras informações sobre o projeto e a programação podem ser conferidas na página do Forum na Internet.