Está no ar a décima primeira nota técnica realizada pelo Grupo de Modelagem Epidemiológica da Covid-19, composto por pesquisadores da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Nesta edição, o documento mostra que a epidemia de Covid-19 está presente em quase todos os municípios da macrorregião de saúde Sudeste (composta pelas microrregiões de Além Paraíba, Carangola, Juiz de Fora, Leopoldina/Cataguases, Lima Duarte, Muriaé, Santos Dumont, São João Nepomuceno/Bicas e Ubá, sendo Juiz de Fora o município-polo). A nota teve como foco as distribuições temporal e espacial dos casos e óbitos confirmados e internações no SUS até o dia 12 de setembro – final da semana epidemiológica 37 (6 a 12 de setembro) – bem como das taxas de incidência e de mortalidade. 

2129 internações por Covid-19

De acordo com pesquisador Mário Círio Nogueira, um dos autores do documento, não se observou uma redução nas internações no setor público na macrorregião Sudeste e na maioria de suas microrregiões. “As redes regionais de saúde têm funcionado, pois a grande maioria das internações ocorreram dentro da microrregião de residência do paciente, evitando assim grandes deslocamentos”, esclarece. No período de 5 de abril a 12 de setembro, foram registradas 2.129 internações por Covid-19 no SUS Fácil Minas Gerais na macrorregião Sudeste, de residentes na macrorregião. Cerca de 52% dos pacientes eram maiores de 60 anos e 52,2% do sexo masculino, 18% dos pacientes morreram durante a internação neste período. As microrregiões com maior número de internações foram Juiz de Fora (37,3%), Leopoldina/Cataguases (16,1%) e Muriaé (14,1%). 

O documento ressalta que um dos critérios da Organização Mundial de Saúde (OMS) para que se considere a pandemia sob controle é um constante declínio no número de hospitalizações por Covid-19, tanto em leitos de enfermaria quanto de UTI por um período de 2 semanas. Isso não foi observado para a macrorregião Sudeste e para a maioria das microrregiões. Juiz de Fora, por exemplo, teve aumento de internações por 4 semanas antes de ter pequena diminuição na última semana.

Internações semanais por Covid-19 no setor público em Juiz de Fora, 05/04 a 12/09/2020

JF é a microrregião com maior número de casos e óbitos

A macrorregião de saúde Sudeste teve taxa de crescimento no período mais recente menor que Minas Gerais e maior que o Brasil e todos os três tiveram uma desaceleração no crescimento comparado há 3 semanas. As microrregiões de saúde da macro Sudeste com maiores taxas de crescimento no período mais recente foram Ubá, Carangola e Santos Dumont (superior à taxa do estado). “A maioria dos casos e óbitos continuam ocorrendo nos municípios maiores, que são polos regionais de saúde, como Juiz de Fora, Ubá, Muriaé e outros. A microrregião com maior número de casos e óbitos ainda é Juiz de Fora”, observa Nogueira. A nota ressalta que nenhuma microrregião esteve, durante as duas últimas semanas, com o Número Reprodutivo Efetivo (Rt) abaixo de 1, que seria mais um dos critérios da OMS para considerar a epidemia controlada.

Casos e óbitos confirmados semanais na macrorregião de saúde Sudeste de Minas Gerais, Minas Gerais e Brasil, até 12/09/2020.

Para verificar o comportamento da pandemia nos municípios do interior, os pesquisadores agruparam em “polo” e “outros”. Os polos são as maiores cidades, são as referências regionais para a atenção secundária e terciária do sistema de saúde. Apenas na última semana houve um aumento na proporção de casos no “interior”, o mesmo não ocorrendo com os óbitos. Tanto os casos quanto os óbitos continuam mais concentrados nas grandes cidades da região.

Casos e óbitos confirmados semanais na macrorregião de saúde Sudeste de Minas Gerais por tipo de município (polo ou outros), até 12/09/2020.

As notas técnicas anteriores podem ser acessadas pelo portal JF Salvando Todos.

Mais informações

Nota Técnica 11

Entenda o Número Reprodutivo Efetivo (Rt)

JF Salvando Todos