Para facilitar a vida dos estudantes  no retorno das aulas, por meio do Ensino Remoto Emergencial (ERE), o Portal da UFJF selecionou alguns dos serviços remotos e dicas que podem facilitar o ingresso a rotina universitária de calouros e veteranos.

Siga

O primeiro passo para ingressar ou retomar a vida acadêmica é se familiarizar com  Sistema Integrado de Gestão Acadêmica (Siga). O Siga é a plataforma on-line que gerencia as informações acadêmicas e administrativas da UFJF. Ele reúne diversas funções essenciais para a vida universitária do estudante, como informações sobre disciplinas; horários; salas; notas; histórico escolar e comprovante de matrícula; reservas e renovações de empréstimo de livros da biblioteca; inscrição no Programa de Apoio Estudantil; dentre outros.

Para começar a utilizar o Siga, basta clicar em “meu primeiro passo” e digitar seu CPF em “login”. Um código de ativação será enviado para o e-mail informado na matrícula e o estudante, após ativar seu registro, já tem acesso ao sistema. Na tela de login, o aluno deve clicar no ícone azul, referente ao Siga 3, versão que agrega a maior parte das funções disponibilizadas pela plataforma.

Central de Atendimento

A Central de Atendimento (CAT) é o setor responsável por passar informações gerais, receber e entregar documentos e dar entradas de processos. Em caso de dúvidas, é possível entrar em contato com a CAT, de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, pelo whatsap (32) 2102-3911 ou pelo e-mail faleconosco@ufjf.edu.br. O setor mantém o atendimento presencial de forma reduzida e, por isso, os usuários devem primeiramente fazer uma avaliação da dúvida ou situação por telefone ou e-mail, antes de se dirigirem à UFJF, para evitar o risco de contágio ou exposição à Covid-19.

Site do Ensino Remoto Emergencial

A proposta do site exclusivo para o Ensino Remoto Emergencial visa promover maior familiaridade da comunidade acadêmica em relação ao método de ensino virtual. Na página, podem ser encontrados o novo calendário acadêmico, regulamentos e normas, material de apoio, além de ações de suporte à capacitação no Moodle e no Google Sala de Aula. O portal é a ferramenta utilizada para conter todas as informações sobre o ERE.

Nome social

Desde a publicação do Decreto 8.727, da Presidência da República, em 2016, a utilização do nome social tornou-se um direito no âmbito da administração pública federal direta, autárquica e fundacional. Na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), a decisão é regulamentada pela Resolução 24/2019 do Conselho Superior, que também dispõe sobre o uso dos espaços segregados por gênero dentro da instituição.

O “Nome social” é a denominação pela qual pessoas travestis, transexuais e transgêneros – que não se identificam integral ou parcialmente com o gênero designado ao nascimento – preferem ser chamadas cotidianamente e são reconhecidas socialmente. Confira como solicitar o nome social.

Biblioteca

As bibliotecas permanecem fechadas em razão da pandemia, no entanto, a UFJF possui um acervo on-line com mais de 21 mil e-books que podem ser acessados pelo Siga. A utilização desse recurso permite que os estudantes tenham acesso prático e rápido aos conteúdos acadêmicos, podendo adiantar a leitura de matérias ou revisar conteúdo teórico. São oferecidas 16 plataformas, on-line, entre pagas e gratuitas, nas quais os alunos encontram periódicos, publicações e artigos. Ao entrar no Siga 3, basta clicar em “Biblioteca” e o aluno já encontra, não só o acervo físico, mas a versão digital de livros que estão disponíveis. Outras informações sobre como acessar o acervo digital são encontradas no site da própria Biblioteca.

Carteirinha

Enquanto as atividades presenciais da UFJF estiverem suspensas, a solicitação da  carteirinha de identificação , para alunos dos dois campi, deve ser realizada remotamente por meio do endereço carteirinha.ufjf.br . Para isso, é necessário que a matrícula no Siga esteja com status ativo, além de documentos individuais como Registro Geral (RG), comprovante de matrícula emitido pelo Siga e a foto 3×4, produzida e enviada pelo próprio aluno. Vale lembrar que a foto deve ser recente, de frente, com fundo branco, não podendo haver utilização de lenços, chapéus, bonés e óculos de sol, por dificultarem ou encobrirem características físicas imprescindíveis para o reconhecimento do portador. Ainda não há definição para a forma de entrega do documento.

Restaurante Universitário (RU)

Diante do cenário de pandemia, a UFJF estabeleceu uma série de ações para prevenção e contenção da doença. Uma das medidas adotadas foi a suspensão do Restaurante Universitário (RU) como medida de precaução. Contudo, os alunos em condições de vulnerabilidade econômica estão sendo atendidos, desde o dia 19 de março, com o fornecimento de marmitex em Juiz de Fora e em Governador Valadares.

Apoio social e de inclusão digital

Em busca  de atender as demandas do segmento estudantil, o Conselho Superior (Consu) aprovou a Resolução 32/2020 ,que estabelece normas para o desenvolvimento de ações de apoio social e inclusão digital na UFJF no contexto de suspensão das atividades presenciais em decorrência da pandemia do novo coronavírus. A decisão atende a necessidade de manutenção das políticas de ações afirmativas e de inclusão que preceituam o acesso e a permanência nas universidades públicas de pessoas pertencentes a grupos sociais historicamente invisibilizados, como negros, indígenas; mulheres; LGBTQIA+; e pessoas com deficiência.

Por meio dessa proposta, a Pró-reitoria de Assistência Estudantil (Proae) oferece três modalidades de apoio ao segmento discente. Para fazer o requerimento do Auxílio Digital Graduação, do Auxílio Digital Pós-graduação ou do Auxílio Emergencial Graduação o interessado deve ficar atento aos editais disponibilizados na página da Proae.

Ouvidoria 

A UFJF possui ouvidoria para atendimento às comunidades interna e externa com atribuições de ouvir, encaminhar e acompanhar reclamações, solicitações e sugestões. E também disponibiliza atendimento de ouvidoria especializada para situações de discriminação, preconceito, violência e opressão.        

Informação

A UFJF possui canais oficiais para publicação de notícias e interação com todos os seus públicos. O Portal da UFJF é o site da instituição que traz todas as notícias relevantes sobre a Universidade e seu funcionamento. Ele é dividido em três seções: a inicial, com notícias de interesse geral voltadas ao público externo; e os portais do Estudante e do Servidor, que atendem à comunidade interna, com suas respectivas ênfases. Mais recentemente, a UFJF conta também com um aplicativo, que coloca o acesso a todas estas informações na palma de sua mão. A UFJF também possui página oficial nas mídias sociais. Conheça e siga os perfis no Facebook, no Instagram, no Flickr, no Twitter e no Youtube, para se manter informado diariamente sobre acontecimentos e oportunidades.

Outras informações

Central de Atendimento

Telefone / whatsapp: (32) 2102-3911 

E-mail: faleconosco@ufjf.edu.br 

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