Além do avassalador cenário imposto pela pandemia de Covid-19, o Brasil precisa lidar com o alto índice de desemprego e a um das maiores taxas de informalidade já registradas no país. Atentas a esse momento, as incubadoras tecnológicas de cooperativas populares (ITCPs) de Minas Gerais entenderam como fundamental reforçar a articulação entre elas, com os grupos populares e com os movimentos organizados da sociedade.

Para isso, criaram o encontro virtual “Economia popular solidária de Minas Gerais em diálogo: construindo ações em rede”, que acontece nesta quinta-feira, dia 17, às 16h, com transmissão ao vivo pelo Youtube. A ideia é compartilhar, debater, construir e ampliar os meios de enfrentamento da atual conjuntura, a partir das experiências de cada grupo em suas cidades.

O evento pode ser acompanhado por qualquer interessado, e está sob a responsabilidade da Intecoop/UFJF e da Incubadora da Universidade Federal de Viçosa. A escolha pelas plataformas digitais se coloca como a decisão mais viável diante da impossibilidade de encontros presenciais e também por caracterizar-se por um ambiente com potencial para alcançar um maior número de movimentos sociais. A proposta é promover diálogo e aproximação entre parceiros, a fim de estreitar laços com outras redes, movimentos sociais e, é claro, cidadãs e cidadãos não organizados. Confira abaixo a lista de convidados:

Arlete de Almeida Silva – Pedagoga, educadora popular, coordenadora do Movimento do Graal no Brasil, coordenação do Fórum Mineiro de Economia Solidaria – Regional Norte 1.

Conceição Maria Tutuca – Agricultora familiar, quituteira, educadora popular da Rede Mineira de Educadores Populares em Economia Solidária (REMEEPS), associada da   Associação de Agricultura Familiar e Agroecologia de São João del-Rei (AAFAS), por meio do coletivo Meninas de Nhá, coordenação do Fórum Mineiro de Economia Solidária – Regional Vertentes, coordenação Fórum Brasileiro de Economia Solidária.

Francisca Maria da Silva Xica – Chefe de cozinha, coordenadora do projeto Cozinha Comunitária Amigas e Amigos de Xica, educadora popular da Rede Mineira de Educadores Populares em Economia Solidária (REMEEPS), coordenação do Fórum Mineiro de Economia Solidária – Regional Metropolitana, coordenação Fórum Brasileiro de Economia Solidária.

Sebastião Farinhada – cantador, referência na elaboração de místicas em movimentos sociais, militante dos movimentos negro, agroecológico e quilombola.

Neli Medeiros – Presidenta da Cooperativa Solidária dos Recicladores e Grupos Produtivos do Barreiro e Região – Coopersoli, representante do Movimento Nacional de Catadores de Materiais Recicláveis, da Associação Nacional dos Catadores e Catadoras de Materiais Recicláveis – ANCAT,  da Central de Cooperativas e Empreendimentos Solidários – Unisol Brasil, titular do Conselho Estadual de Economia Popular Solidária – CEEPS, coordenação do Fórum Mineiro de Economia Solidária – Regional Metropolitana, membro do Conselho Estadual de Economia Popular Solidária – CEEPS.

Samuel da Silva – Assessor e membro da coordenação colegiada da Cáritas Regional Minas Gerais, educador popular, coordenação do Fórum Mineiro de Economia Solidária – Regional Metropolitana, membro do Conselho Estadual de Economia Popular Solidária – CEEPS.

Depois da apresentação dos convidados e de uma rodada de conversa entre eles, o debate será aberto ao público, no chat, para que perguntas sejam respondidas. Os participantes do evento têm direito à certificado.

Experiência em reuniões virtuais de Economia Popular Solidária

A Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares da UFJF desenvolveu metodologia de trabalho remoto durante a pandemia. Esse trabalho, ao longo dos últimos cinco meses, permitiu a consolidação de formas efetivas de promover a interação virtual entre os participantes de grupos populares organizando os Fóruns de Economia Solidária Municipal de Juiz de Fora e também o Fórum Regional da Zona da Mata.

Link para o encontro