O campus Governador Valadares da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF-GV) foi premiado na 37ª reunião anual da Sociedade Brasileira de Pesquisa Odontológica (SBPqO). Dentre os quase três mil trabalhos apresentados, alunos e professores do Departamento de Odontologia receberam menção honrosa em três trabalhos.

De acordo com a professora Francielle Verner, do Departamento de Odontologia, as reuniões anuais da SBPqO são consideradas o evento mais importante do país em pesquisa na área da Odontologia. “São aproximadamente 4.000 participantes, com representantes de todos os estados brasileiros, entre alunos de graduação, pós-graduação, professores e pesquisadores”.

Foram premiados os seguintes trabalhos:

“Avaliação do istmo radicular em molares inferiores com diferentes protocolos de aquisição de tomografia computadorizada de feixe cônico” – Autores: Saulo Machado Piccolo, Rafael Binato Junqueira, Kivanç Kamburoglu, Nejlan Eratam, Esra Ece Cakmak, Gül Sonmez, Francielle Silvestre Verner. A realização da pesquisa foi possível devido a uma parceria internacional com a Faculdade de Odontologia da Universidade de Ankara na Turquia, com a orientação do professor Kivanç Kamburoglu.

“Diferentes metodologias de ensino para detecção radiográfica de lesões de cáries proximais” – Autores: Beatriz de Carvalho Rocha, Beatriz Salomão Porto Alegre Rosa, Thaís Santos Cerqueira, Sergio Lins de Azevedo Vaz, Gabriella Lopes de Rezende Barbosa, Liana Matos Ferreira, Francielle Silvestre Verner, Maria Augusta Visconti. O trabalho é oriundo da dissertação de mestrado de Beatriz de Carvalho Rocha, no Mestrado Profissional em Clínica Odontológica da UFRJ, co-orientado pela professora Francielle Silvestre Verner.

“Avaliação da hiperglicemia não diagnosticada entre indivíduos com periodontite” – O trabalho foi desenvolvido pela estudante Larissa Oliveira Matos, fruto de sua iniciação científica, com orientação da professora Fernanda de Oliveira Bello Corrêa, em colaboração com os professores Ana Emília Farias Pontes e Cleverton Correa Rabelo, e também da discente Ariely Barbosa Freitas.