Treinamento mostra passo a passo, usando aplicativos OBS Studio e Shotcut (Imagem: Pixabay)

Com o intuito de apoiar a capacitação de professores na geração de videoaulas, a Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) irá oferecer um treinamento online, com o passo a passo para a gravação de aulas usando o aplicativo OBS Studio e a edição de videoaulas, com o software Shotcut. Ambos os programas são gratuitos.

O treinamento será oferecido nesta quinta-feira, 17, às 18h, ou na sexta, dia 18, às 10h. É preciso solicitar a inscrição pelo formulário eletrônico disponível até às 21h desta quarta-feira, 16.

Esta é mais uma iniciativa de apoio aos professores, conforme esclarece a diretora de Avaliação Institucional da Universidade, Michèle Farage. “Foram realizados três tutoriais ao vivo para docentes, mostrando o passo a passo das ações básicas no Google Sala de Aula, além de tira dúvidas on-line. Além disso, esta semana, estão sendo realizados atendimentos on-line, individualmente e em grupos, para esclarecer dúvidas pontuais”.

O treinamento será oferecido pela equipe de apoio à capacitação na plataforma Google Sala de Aula, coordenada por Michèle. Nela, atuam bolsistas do Programa de Educação Tutorial (PET) da Faculdade de Engenharia Civil da UFJF, do Grupo de Educação Tutorial (GET) da Engenharia Computacional e do Infocentro.

“Bolsistas do Núcleo de Apoio à Inclusão (NAI) vão atuar no apoio a estudantes com deficiência. Inicia-se, agora, o treinamento de 290 bolsistas dos programas de Pós-graduação para apoio às ações de capacitação docente e para tirar dúvidas de alunos relacionadas ao Google Sala de Aula.”, explica diretora.

Ações de suporte
As ações de suporte à capacitação na plataforma tiveram início no dia 21 de agosto, quando foi lançada a página do Ensino Remoto Emergencial (ERE), que contém informações e tutoriais para estudantes e professores. Já a partir de segunda-feira, 21 de setembro, estará disponível uma central de atendimento digital, com o objetivo de apoiar os usuários que tenham alguma dificuldade em lidar com a ferramenta. A Central funcionará de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h.

Segundo Michèle, as iniciativas visam colaborar para a capacitação estudantil e docente nesses recursos “a fim de que, em breve, a atenção maior possa se voltar ao que é mais importante na sala de aula: o processo de ensino e aprendizagem”, conclui.