O programa de extensão Covid Zero, da Universidade Federal de Juiz de Fora, campus Governador Valadares, promove, nesta quinta, 17, a palestra Cultura Maker: a economia criativa na resposta à Covid-19.  O evento acontece a partir das 16h, e é voltado a toda a comunidade acadêmica e externa da UFJF, com o objetivo de conhecer pessoas ou empresas que compartilhem boas práticas relacionadas a ações de prevenção à pandemia pelo novo coronavírus.

A primeira edição terá como convidado o coordenador da Ação Covid-19 da Trem Maker, Carlos Ribeiro. O movimento da Trem Maker Contra a Covid-19 é um exemplo da capacidade de mobilização da cultura maker local, e uma demonstração da capacidade de resposta frente a crises. O grupo tem representantes de diferentes instituições como Universidade Federal de Minas Gerais, Laboratório Aberto, FabLab Newton, AnimaLab, PUC Minas e outros.

Segundo o idealizador do Covid Zero, Peterson Andrade, o objetivo é favorecer o conhecimento da história, objetivos e as formas de atuação de diferentes empresas que atuam em meio à pandemia. “Neste cenário de calamidade pública com a pandemia e de crises que já vivemos com a lama da Samarco, por exemplo, precisamos ter conhecimento de todas as alternativas possíveis para a mobilização da sociedade para ações vinculadas com a solidariedade e cooperação institucional. É esse o nosso objetivo”.

O diretor-geral da UFJF-GV destaca ainda que será a oportunidade para conhecer melhor quem tem feito a diferença na pandemia, com doações de protetores faciais, caixas de intubação e outros itens relacionados à prevenção da Covid-19.

A palestra será transmitida neste link. Não é preciso se inscrever.

Clique aqui e conheça a Trem Maker.