“Convidar a população a refletir sobre a atual situação vivida no país e no mundo, sobre como a Ciência e a Educação são áreas decisivas num período de crise sanitária e sobre mudanças educacionais e sociais que mudarão a forma de sobreviver, educar e consumir no planeta.” Essa é a proposta do e-book “Cabeças pensantes na pandemia”, dos professores da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Marco Kistemann e Fernanda Sevarolli. O livro digital já está disponível na Amazon

 O “pandebook” apresenta as reflexões de pesquisadores e profissionais de múltiplas áreas do conhecimento, trazendo pesquisas iniciais, em andamento e potenciais trabalhos que possam surgir a partir dos ensaios apresentados.  Segundo Kistemann, a idéia central da obra, que nasceu das ações do grupo Pesquisa de Ponta, da UFJF, é divulgar os múltiplos olhares, sensações e impressões de pesquisadores que vivenciam a pandemia, no Brasil e no exterior. 

“Este ‘pandebook’ busca abordar, por meio de narrativas, as impressões de cabeças pensantes acerca do cotidiano que vivenciamos na primeira pandemia do século XXI. Cada cabeça pensante busca de forma dialética, subjetiva e crítica problematizar múltiplos contextos sociais num ambiente marcado por embates políticos, científicos, de negacionismos e fake news. Há também ricos relatos de cabeças pensantes que vivenciam a pandemia em vários países, além do Brasil.”

 O primeiro volume do e-book é uma produção independente do Grupo Pesquisa de Ponta e,  brevemente, será editado em exemplares  físicos. “Já estamos iniciando os próximos ‘pandebooks’ com textos atuais e tecidos por outras cabeças pensantes. Já há ações para que a obra seja traduzida para outras línguas e saboreada por interessados na temática apresentada”, acrescenta Fernanda. 

 Pandebook : Cabeças Pensantes na Pandemia – Volume 1