Entre os próximos dias 21 e 25, a Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) promoverá, em parceria com o Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG), realizará o evento de extensão on-line “Engenharia Pública: Desafios e Perspectivas”. As inscrições, já abertas, são gratuitas e prolongam-se até o dia 17. A programação completa pode ser conferida no site ou por um teaser no YouTube. 

No evento serão abordados temas e problemáticas que aumentem a compreensão do conceito de engenharia pública e sua importância, promovendo debates multidisciplinares sobre áreas de risco, regularização fundiária e seus aspectos legais, função social e compromisso ético do profissional. Dessa forma, as discussões oferecerão aos profissionais e aos acadêmicos da área uma maior capacitação para o mercado.

O público-alvo são profissionais, professores e estudantes das Engenharias, Arquitetura e Urbanismo, Geografia e Direito; gestores e técnicos de políticas urbanas e administração pública; servidores atuantes da Defesa Civil; integrantes do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais; integrantes dos Núcleos Comunitários de Defesa Civil e dos Conselhos de Defesa Civil e Habitação, além de demais interessados. Não há restrição à comunidade acadêmica.

Entre os palestrantes, destaca-se a presença da professora da Université de Paris X-Nanterre Yvette Veyret, geógrafa e especialista em meio ambiente, considerada uma das maiores autoridades mundiais na temática de riscos. O evento conta com o apoio da Pró-Reitoria de Extensão da UFJF e também dos projetos de extensão Núcleo de Engenharia Pública (NEP) e Núcleo de Atendimento Social da Faculdade de Engenharia (Nasfe). 

De acordo com o professor e vice-coordenador do curso de Engenharia Civil da UFJF, Jordan Henrique de Souza, os organizadores esperam, com esse evento, atingir um amplo público atuante da área, assim como despertar o interesse de novos estudantes e profissionais. “Desejamos que os participantes achem as discussões propostas pertinentes para sua formação e atuação, assim como que os objetivos sejam atingidos. Além disso, imaginamos que o evento possa ser uma forma de dar boas-vindas aos estudantes da UFJF que estarão retornando às suas atividades na semana do evento.”

O professor completa explicando que “a Engenharia faz-se inatíngivel para uma parcela da população, principalmente em países subdesenvolvidos e emergentes. Portanto, discutir sobre isso e sobre a função social do profissional torna-se imprescindível no cenário crescente de ocupações inadequadas e inseguras. Além disso, o evento é fruto da articulação entre projetos de extensão da Universidade Federal de Juiz de Fora e do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais, o que reforça a importância de se criar parcerias para alcançar maiores públicos e resultados, visando sempre ao desenvolvimento de melhorias para a sociedade.

Outras informações: Engenharia Pública e Sociedade: Desafios e Perspectivas