Com o objetivo de capacitar e apresentar os princípios e a importância da Governança da Internet no Brasil, a Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) realiza, entre esta terça e quinta-feira, 15 a 17, o evento “Debates: Introdução à Governança da Internet”. A transmissão on-line será feita pelo YouTube e os interessados em receber o certificado de participação podem se inscrever gratuitamente até a data do evento. 

Foto: Luca Bravo/Unsplash

Interessados podem se inscrever até a data do evento (Foto: Unsplash)

O debate é organizado pelo Grupo de Modelagem Computacional Aplicada (GMCA) da UFJF (campus sede), em parceria com o Grupo de Estudos Tecnologia e Sociedade (Gets) e o Centro de Referência em Direitos Humanos (CRDH) da UFJF-GV. As conversas vão abordar os desafios da Internet frente a um contexto de grande transformação do uso e desenvolvimento da tecnologia durante a pandemia do novo coronavírus. 

Para a integrante do GMCA e doutoranda do Departamento de Ciências Sociais da UFJF, Ana Carolina Polessa, a Governança na Internet reforça os valores democráticos de ação e participação direta ou indiretamente, além de ressaltar a importância de apresentar ao público aspectos sociais, políticos, técnicos, teóricos que estão envolvidos na temática do encontro.

O evento é inédito na UFJF e região e parte do interesse do Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br), por meio da Escola de Governança (EGI), em estreitar diálogos e parcerias com o meio acadêmico. Uma vez que vivemos em uma sociedade cada vez mais conectada, muitos pontos como a liberdade de expressão, a neutralidade da rede afetam nosso cotidiano”. 

De acordo com Ana Carolina, o evento vem sendo estruturado junto ao CGI.br e o Núcleo de  Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br) desde o final do ano passado no formato de mini-escola de governança. Diante da paralisação das atividades presenciais imposta pela Covid-19, todo o formato foi readaptado para o virtual. 

“Enxergamos que o formato remoto poderá atingir um público muito maior, além de nos dar a oportunidade de conhecer um pouco do passado da Governança da Internet, com pessoas que estruturam todo o domínio ‘.br’ ; o presente, com questões como desinformação e a PL das Fake News; e o futuro da Governança, com questões técnicas e éticas na Inteligência Artificial (IA), por exemplo”.

Encontros

A programação conta com cinco debates divididos em dois encontros, nos dias 15 e 17 de setembro, quando serão abordadas as temáticas: “Panorama da governança da internet”; e “Internet, regulação e novas tecnologias”. A programação completa e a lista dos palestrantes podem ser conferida no site da Escola de Governança.

O professor do Departamento de Direito do campus GV, Lucas Anjos é o mediador dos debates que acontecem no dia 15. Responsável pela área ligada à dimensão digital dos direitos humanos do Centro de Referência em Direitos Humanos (CRDH), o docente afirma que a atividade é parte da formação desenvolvida desde o início do isolamento social pelo CRDH. 

“Na governança da internet, não há como separar as questões jurídicas das técnicas, econômicas e sociais. A tecnologia suscita pautas multissetoriais que demandam ações conjuntas de governos, da Academia, da sociedade civil organizada e do setor empresarial. Buscamos, historicamente, superar as deficiências e as desigualdades que marcam a realidade valadarense, inclusive no que diz respeito às tecnologias de informação e comunicação. Nesse sentido, pensamos ser estratégico e essencial participar de um evento como esse, seja na moderação dos debates, seja na oferta de palestras interessantes para nossos discentes e comunidade externa, já que o evento é gratuito e integralmente ofertado on-line”, destaca Anjos.

Outras informações: Escola de Governança