O Centro de Educação a Distância (Cead) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) está com inscrições abertas para a segunda edição das oficinas “Moodle na Prática”, que visam auxiliar professores da UFJF no uso da plataforma Moodle 3.3. As vagas serão prioritárias para as professores dos cursos de pós-graduação, mas docentes de graduação, que já têm disciplinas oferecidas em todo ou em parte na plataforma Moodle, também poderão fazer a inscrição. Serão ofertadas 45 vagas distribuídas em três turmas nos turnos da manhã, tarde e noite.

As inscrições poderão ser feitas até o dia 16 de setembro pelo site do Cead. Para participar, o professor deve, no ato da inscrição, aceitar o Termo de Compromisso e escolher o horário. Deve também solicitar, antecipadamente, a abertura de sua disciplina na Plataforma Moodle, por meio do suporte.cead@ufjf.edu.br.

De acordo com a professora da equipe multidisciplinar do Cead/UFJF, Olga Ennela, a capacitação tem como objetivo habilitar os professores para a criação de suas salas virtuais, de modo a  iniciar ou dar continuidade às atividades acadêmicas interrompidas pela pandemia.  “É importante ressaltar que não significa transportar de modo linear as atividades presenciais para a modalidade a distância. É preciso ter clareza de que são metodologias diferentes e que ensinar à distância requer novas metodologias: aprender enquanto ensina, compartilhar saberes”, comenta.

As aulas acontecerão de modo virtual, entre os dias 17 e 23 de setembro, terão carga horária de oito horas e serão ministradas pela equipe pedagógica do Centro. Nesta oficina, o professor terá um ambiente virtual previamente formatado e, posteriormente, poderá fazer os ajustes conforme sua necessidade, priorizando ações voltadas para a construção do material e das atividades adequadas para um espaço virtual de aprendizagem. “Neste formato, esperamos conseguir um resultado mais rápido para capacitar os professores no manejo da plataforma Moodle”, conclui Olga.

Clique aqui para realizar a inscrição. Confira o Termo de Compromisso.