Sorteados podem verificar alocação no Siga e no site da Copese (Foto: Twin Alvarenga/UFJF)

Diferente do habitual, exames de módulos II e III estão previstos para dias diferentes das avaliações do Módulo I (Foto: Twin Alvarenga/UFJF)

A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) definiu as datas para a realização das provas do Programa de Ingresso Seletivo Misto (Pism) 2021. Os exames dos candidatos dos módulos II e III serão realizados nos dias 27 e 28 de fevereiro de 2021. Já as avaliações direcionadas aos estudantes inscritos no Módulo I acontecem em 13 e 14 de março do mesmo ano.

A definição da realização das provas em momentos distintos, diferente do habitual, foi decidida a fim de que os candidatos sejam divididos e a organização dos ambientes em que os exames serão aplicados tenham menos candidatos. A proposta visa seguir as recomendações das autoridades em saúde sobre as precauções para evitar a proliferação e o contágio da Covid-19. 

A pró-reitora de Graduação, Maria Carmen de Melo, explica que a realização das provas em momentos distintos seguem as normas de biossegurança. “Optamos por fazer essa divisão pensando nas medidas de distanciamento social. Por meio dessa ação, podemos distribuir aproximadamente cerca da metade dos candidatos para cada uma das datas definidas. Considerando os últimos números de inscritos, fizemos uma estimativa para que essa divisão seja conveniente para todos os envolvidos.”

Além das questões que envolvem segurança e saúde, Maria Carmen ressalta que, por meio dessa iniciativa, a cidade pode se preparar melhor para receber os candidatos e evitar aglomeração no município. Também aponta que a medida foi tomada considerando o quanto as provas do Pism mexem com a vida de muitos estudantes e familiares. “Tem toda uma expectativa em relação a este processo seletivo. Optamos por essa decisão, pois não é possível esperar o cenário se delinear, considerando a inexistência de uma vacina.”

Cenário epidemiológico
Na elaboração do edital, será inserida uma cláusula indicando que, caso o cenário epidemiológico não permita a aplicação das avaliações nas datas indicadas, poderá ocorrer um possível adiamento. Segundo a pró-reitora, a Universidade tem a previsão de que as provas sejam realizadas nos dias indicados e se organiza para que aconteça da melhor maneira possível.

“A UFJF já está preparando o edital, incluindo algumas mudanças, e preparando todas as ações necessárias para que o Pism seja realizado. Devemos deliberar essas questões em breve, pois há uma série de medidas e procedimentos que devem ser previstos antes da divulgação deste edital”, explica Maria Carmen.

A inserção das datas no Calendário Acadêmico foi aprovada pelo Conselho de Graduação (Congrad) com um total de 75 votos, entre eles 68 favoráveis, 6 abstenções e, apenas, 1 voto contrário.

Outras informações
Pró-reitoria de Graduação (Prograd)

Acompanhe a UFJF nas redes sociais
Facebook: UFJFoficial

Instagram: @ufjf

Twitter: @ufjf_

Youtube: TVUFJF

(Matéria atualizada em 11/09/2020, às 23h51)