“Transição Energética e o Desafio da Modernização dos Mercados de Eletricidade… e o Brasil” é o tema da palestra ministrada por Luiz Augusto Nóbrega Barroso nesta quinta-feira, 10, às 19h. O evento é organizado por professores e alunos do ramo estudantil IEEE, com inscrições gratuitas. O formulário fica disponível até uma hora antes do início da palestra. 

Luiz Barroso é presidente da PSR Consultoria. Foi presidente da Empresa de Pesquisa Energética (EPE) e visitante na Agência Internacional de Energia. É pesquisador associado da universidade de Comillas, professor na Escola de Regulação de Florença e presidente do Conselho do Instituto E+ Transição Energética. É Fellow do IEEE e recebeu em 2010 o Outstanding Young Engineer Award.  Possui ampla experiência industrial e acadêmica no Brasil e exterior na indústria de energia. É graduado em matemática e possui doutorado em otimização.  

O convidado irá abordar os modelos de mercado de energia elétrica, considerando especialmente a transição energética para um sistema com forte presença de fontes renováveis, além de tratar também sobre o setor elétrico brasileiro. Com aproximadamente uma hora de duração, a discussão se volta tanto para a comunidade acadêmica quanto para profissionais. A participação é aberta a qualquer pessoa interessada em mercados de energia e no setor elétrico brasileiro. 

Segundo o professor do Departamento de Energia Elétrica da UFJF Bruno Henrique Dias, a palestra irá abrir um ciclo de eventos sobre questões relacionadas ao setor energético e elétrico. “Levamos conhecimento não só a alunos e profissionais da área, mas a todos aqueles interessados em compreender um pouco melhor de uma esfera tão importante para o desenvolvimento do país. Já temos outras palestras confirmadas, inclusive com professores do exterior.”  O evento tem, ainda, o apoio do Instituto Nacional de Energia Elétrica (Inerge).

Mais informações:

Inerge/UFJF

Instagram

Facebook