O V Encontro de Práticas em Ciências e Matemática nos anos iniciais (Cimai) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) está com as inscrições abertas para submissão de trabalhos até esta quinta-feira, 10. O evento é gratuito e acontece de 16 a 23 de outubro de forma remota.  Já as inscrições para ouvintes podem ser feitas até o dia 16 de outubro, ambas de forma gratuita.

Serão aceitas comunicações científicas e relatos de experiências sobre educação em ciências e matemática, realizadas por professores, estudantes de pós-graduação e  licenciandos, que promovam a divulgação de pesquisas e a troca de experiências de práticas realizadas em sala de aula na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental. O trabalho deverá ser submetido de acordo com cada modalidade e enviado para o e-mail encontrocimai@gmail.com. O resultado da avaliação acontece até 30 de setembro.

Promovido pela Faculdade de Educação e o Centro de Ciências da UFJF, o  encontro precisou se reinventar, após a paralisação das atividades presenciais impostas pelo novo coronavírus. Para o professor da Faculdade de Educação e coordenador do Cimai, Reginaldo Fernando Carneiro, mesmo não tendo o contato e a troca de experiências presencial, o evento on-line possibilitou a inscrição de pessoas de diferentes localidades.

“Acompanhando outros eventos que adotaram o formato remoto, decidimos realizar nosso encontro no segundo semestre. Hoje, além dos inscritos de Juiz de Fora e região já temos trabalhos do México, Paraná, Rio Grande do Sul e Amazonas. Vimos muitas pessoas interessadas na temática do ensino e aprendizagem das ciências e matemática e que desejam compartilhar e trocar experiências”, comenta Carneiro.

O professor destaca ainda a importância de abordar a educação neste período. “Toda essa readaptação que está acontecendo durante a pandemia é um caminho sem volta. Falar sobre educação é sempre importante e nesse momento mais ainda. Professores tiveram que aprender novas formas de ensino e aprendizagem usando a tecnologia e a internet. Há muito tempo se falava em tecnologia na educação, mas agora todo mundo precisou aprender de alguma forma.”

Programação

A programação do encontro conta com três minicursos e rodas de conversas, que visam discutir e apresentar práticas bem sucedidas no ensino das ciências e da matemática na educação infantil. A mesa de abertura, no dia 16, às 19h30 terá como tema “Ciências e Matemática na Educação Infantil”, com a participação da professora e secretária Municipal de Educação do Rio de Janeiro, Renata Fabiana de Paula Henriques, e a professora da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), Priscila Domingues Azevedo. A coordenação será feita pela docente da UFJF, Andreia Francisca Afonso.

No dia 23 de outubro às 19h, o professor da UFJF Guilherme Trópia recebe a professora do Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Regina Célia Grando e a professora do  Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), Aline Geavaerd Krelling para a mesa de encerramento “Jogos, brinquedos e brincadeiras no ensino de ciências e matemática nos anos iniciais”.

Outros temas e os convidados para os minicursos serão divulgados durante o período de inscrição no site do evento. Confira a programação

Outras informações: Cimai