Objetivo é dar apoio on-line a pessoas em processo de luto (Foto: Pixabay)

Estão abertas as inscrições para a lista de espera do “Enlutar: Grupo de apoio a enlutados da Residência Multiprofissional em Saúde do Adulto”. O projeto é desenvolvido em formato on-line, gratuito e destinado a pessoas enlutadas por perdas diversas. Os interessados devem responder um formulário até este domingo, 6, para entrar na lista para os próximos grupos e possíveis desistências.

O grupo de apoio é uma iniciativa da tutoria em Psicologia da Residência Multiprofissional em Saúde do Adulto e do Departamento de Psicologia da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Segundo professora e tutora do grupo, Fabiane Rossi, o Enlutar é um espaço on-line de suporte para pessoas em processo de luto, com o objetivo de proporcionar acolhimento e trocas entre os participantes.

“Destacamos que o suporte ao luto neste momento se faz ainda mais necessário, uma vez que estamos em uma realidade de pandemia, com um número significativo de mortes no país e mudanças nos rituais de despedida, o que faz com que a Psicologia tenha um papel fundamental neste contexto”, aponta Fabiane.

A iniciativa é mediada por duas psicólogas residentes do Hospital Universitário da UFJF, Andressa Reis e Larissa Ouverney, e supervisionada pela psicóloga Priscila Noé. Os encontros acontecem semanalmente, totalizando 12 reuniões. Os encontros acontecem de forma remota devido à pandemia do novo coronavírus, mas futuramente serão realizados presencialmente no Centro de Psicologia Aplicada (CPA).

As 23 vagas ofertadas foram rapidamente preenchidas. Em função da alta procura, foi criada a lista de espera. “A proposta foi aberta à comunidade e houve demanda de participantes de vários estados do país, uma vez que a modalidade on-line facilita este acesso”, explica Fabiane.

Formulário para lista de espera

plantaopsihuufjf@gmail.com

@cpaufjf