A Pró-reitoria de Cultura (Procult) da Universidade Federal de Juiz de Fora está lançando o primeiro número da BIA – Revista do Programa de Bolsas de Iniciação Artística (Pibiart). A publicação digital apresenta o resultado da edição 2019 do Pibiart, com os projetos realizados por 91 bolsistas ao longo do ano. 

Publicação digital apresenta o resultado da edição 2019 do Pibiart (Foto: Divulgação/UFJF)

Aprovado pelo Conselho Superior em 2018, o programa apoia projetos acadêmicos das mais diversas linguagens artísticas e está aberto à participação de alunos de todos os cursos da graduação, com pesquisas e ações desenvolvidas sob a orientação de professores. 

A primeira edição reuniu propostas nas modalidades Projeto Artístico-Cultural, Mediação Artística e Grupos Artísticos, que abrange formações da própria Procult, como a Orquestra Sinfônica e o Coral Pró-Música, e da comunidade acadêmica. 

A revista BIA foi idealizada pela pró-reitora de Cultura, Valéria Faria, como um veículo para tornar público os projetos que se destacaram e permitir uma visão geral do alcance das ações realizadas. Em sua avaliação, a primeira edição cumpriu com sucesso os objetivos do Pibiart, ao promover a iniciação artística dos participantes, apoiar as atividades artísticas no âmbito da UFJF e divulgar a pesquisa em arte e a produção artística na comunidade acadêmica, científica e cultural da Universidade e fora dela.

Em 2020, a Procult conseguiu ampliar o número de bolsas do Pibiart para 120 vagas. A seleção dos projetos foi efetuada em julho e os projetos que podem ser realizados remotamente já estão em andamento. 

Confira a edição digital da Revista BIA 

Outras informações: cultura.ufjf@gmail.com