Setembro se anuncia e com ele as campanhas de prevenção ao suicídio. O isolamento social e toda tragédia de vidas perdidas pela Covid-19 sinalizam para a atenção à saúde mental – alguns estudiosos classificam os problemas mentais como depressão, ansiedade e casos de suicídio como uma quarta onda a ser provocada pela pandemia.

Para debater esse assunto, que se mostra a cada dia mais urgente, o Encontros Possíveis da Revista A3 conversa com a professora do curso de Psicologia da UFJF, Fabiane Rossi, e com o docente da Faculdade de Medicina também da instituição, Alexandre de Rezende. A live acontece no canal da Revista A3 no Youtube às 17h nesta quinta-feira, dia 3. Inscreva-se no canal e ative as notificações para acompanhar todos os encontros. 

Médico psiquiatra, Alexandre de Rezende confirma a pesquisa da Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), que registrou, ainda em maio, aumento no número de consultas e também agravamento de sintomas dos pacientes após a quarentena. Segundo o professor, pessoas que já apresentavam quadros anteriores relacionados à depressão, ansiedade ou fobias ficaram desestabilizadas com a pandemia, assim como novos pacientes que nunca haviam se queixado desses distúrbios passaram a procurar atendimento. Entre as razões, o “medo de contaminação, da morte própria ou de familiar, o impacto emocional na rotina, no trabalho, nas condições do dia a dia, e as consequências econômicas com desemprego e a crise do país”, aponta Rezende.

A professora Fabiane Rossi trabalha com os temas da morte e do luto, especialmente no contexto hospitalar. Para ela, abordar a temática do suicídio é fundamental não somente no mês de setembro, e deve ser encarada como um problema de saúde pública. “Neste ano o assunto, que ainda se constitui como um tabu em nossa sociedade, torna ainda mais relevante, uma vez que entre as sequelas da pandemia encontra-se o aumento da incidência de casos de transtornos mentais, alguns deles diretamente relacionados ao risco de suicídio.”

Veja e escute as últimas edições do Encontros A3

As lives produzidas pelo projeto estão disponíveis no canal do Youtube  e também disponibilizadas posteriormente como podcasts. O conteúdo poderá ser encontrado no feed do Encontros A3 nas diversas plataformas como Spotify, Castbox e Anchor.  A mediação do debate é feita pela jornalista Laís Cerqueira, que organiza também as perguntas e comentários dos espectadores. Sugestões de temas podem ser enviados para revistaa3@comunicacao.ufjf.br