Inscrições são gratuitas e devem ser feitas pela internet de 8 de setembro a 5 de outubro (Imagem: Pixabay)

O Programa de Pós-graduação em Linguística da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) está com editais abertos de processos seletivos para as turmas de 2021 dos cursos de mestrado e doutorado em Linguística. As inscrições para ambos os processos são gratuitas e devem ser feitas, pela internet, entre as 17h do dia 8 de setembro até às 16h59 do dia 5 de outubro.

Mestrado
O Edital de Mestrado oferece até 22 vagas, distribuídas entre duas linhas de pesquisa: “Linguísticas e Cognição” (10) e “Linguagem e Humanidades” (12). 

Os interessados devem realizar a inscrição por meio de formulário eletrônico a ser disponibilizado na página do Programa. O documento deve ser preenchido com a indicação obrigatória da linha de pesquisa e do orientador pretendido. Também é preciso anexar o anteprojeto de pesquisa e a documentação necessária, conforme constam no edital. 

A divulgação do deferimento (ou não) das inscrições será feita até as 17h do dia 13 de outubro, na página do Programa.

O processo de seleção para o curso de Mestrado será realizado em três etapas. Na primeira, serão aplicadas provas de proficiência em leitura em língua inglesa para todos os candidatos. Nesta etapa, ainda serão aplicadas provas de proficiência em leitura e escrita em língua portuguesa exclusivamente para surdos e estrangeiros, cuja língua materna não seja o português. A segunda etapa será composta por arguição oral de conhecimentos específicos na área de Linguística. Já a terceira consistirá na análise do anteprojeto de pesquisa. 

Todas as etapas do processo seletivo serão desenvolvidas pela internet. O resultado final deverá ser divulgado até as 17h do dia 27 de novembro, na página do Programa.

Confira a íntegra do Edital de Mestrado em Linguística.

Doutorado
Já o Edital de Doutorado oferece até 14 vagas, que também são distribuídas entre as linhas de pesquisa “Linguísticas e Cognição” (10) e “Linguagem e Humanidades” (4). 

Os interessados devem realizar a inscrição por meio de formulário eletrônico a ser disponibilizado na página do Programa. O documento deverá ser preenchido com a indicação obrigatória da linha de pesquisa e do orientador pretendido. Ainda é preciso anexar o anteprojeto de pesquisa e a documentação necessária, conforme constam no edital. 

A divulgação do deferimento (ou não) das inscrições será feita até as 17h do dia 13 de outubro, na página do Programa.

O processo de seleção para o curso de Doutorado também será realizado em três etapas. Na primeira, serão aplicadas provas de proficiência em leitura em língua inglesa para todos os candidatos, exceto os que foram aprovados em prova de leitura em língua inglesa no mestrado ou foram dispensados de fazê-la por apresentarem, à época, documento comprobatório de proficiência em inglês, ou, ainda, apresentem documentos comprobatórios de proficiência, em conformidade com o edital. 

Nesta etapa, também estão previstas provas de proficiência em leitura em uma segunda língua estrangeira (espanhol, francês ou latim), diferente daquela realizada no mestrado; além de prova em leitura e escrita em língua portuguesa exclusivamente para surdos. Na primeira fase, haverá ainda, prova de leitura e escrita em língua portuguesa, exclusivamente para estrangeiros cuja língua materna não seja o português. 

A segunda fase do processo será composta pela análise, pelo orientador pretendido, do anteprojeto de pesquisa; enquanto a terceira se dará por entrevista. 

Todas as etapas do processo seletivo serão desenvolvidas pela internet. O resultado final deverá ser divulgado até as 17h do dia 27 de novembro, na página do Programa.

Confira a íntegra do Edital de Doutorado em Linguística.

Outras informações
Programa de Pós-graduação em Linguística da UFJF