O projeto “Histórias do Forum”, que propõe uma retrospectiva da cena cultural juiz-forana e nacional e já se encontra em andamento nas redes sociais (Instagram e Facebook), vai revisitar em setembro o pioneirismo de Juiz de Fora nas transmissões de tevê. A programação especial se deve à comemoração, no próximo mês, dos 70 anos da chegada da televisão ao Brasil e à realização da 14ª Primavera dos Museus, ação de promoção dos museus brasileiros coordenada pelo Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM), que acontece entre 21 e 27 de setembro. O técnico em eletrônica Olavo Bastos Freire, que realizou transmissões televisivas na cidade ainda na década de 1940, ao lado de outros pioneiros, terá destaque nesta programação.

Além de postagens com fotos e histórias do pioneirismo juiz-forano na tevê, o Forum da Cultura realizará duas transmissões ao vivo através do Instagram, entrevistando convidados que discorrerão sobre o tema “Mundo Digital: Museus em Transformação”, unindo a reflexão proposta pela Primavera dos Museus às comemorações dos 70 anos da televisão no Brasil.

A primeira transmissão acontece no dia 23 de setembro, às 20h, e traz como convidada a professora Christina Ferraz Musse. Doutora em comunicação, pesquisadora, escritora e presidente da Rede Alcar – Associação Brasileira de Pesquisadores da História da Mídia, ela irá abordar a preservação da memória da TV e do crescente uso de ferramentas e plataformas digitais como auxiliadores na preservação dessa memória.

A segunda transmissão ao vivo será com Elmo Francfort. Escritor, radialista, pesquisador e crítico de TV desde o final da década de 1990, Elmo se dedica a trabalhos e pesquisas pela memória da comunicação e esteve responsável pelo Museu da TV e pela curadoria do acervo Pró-TV – Associação dos Pioneiros, Profissionais e Incentivadores da Televisão Brasileira – durante 13 anos.  O pesquisador falará sobre como tem sido preservada a história da televisão, quais são os seus acervos, espaços e visibilidade, com foco no papel das ferramentas digitais para esta preservação e difusão.

Fechando toda a programação de setembro, haverá a transmissão, ao vivo, através do YouTube, do documentário “Cariocas do brejo entrando no ar”, dirigido por Flávio Lins, que promove o resgate da história da televisão em Juiz de Fora nas décadas de 1940, 1950 e 1960, sendo também oportunidade para homenagear personagens e relembrar momentos do que pode ter sido o último suspiro de grande pioneirismo da Manchester Mineira.

Histórias do Forum

O projeto “Histórias do Forum” foi lançado em julho de 2020 como parte das comemorações dos 48 anos da inauguração do Forum da Cultura. “Histórias do Forum” propõe uma retrospectiva na cena cultural juiz-forana e nacional através de publicações com imagens e textos que trazem essas memórias. Desde que foi lançado, o projeto já contou diversas histórias, com excelente repercussão, não só de eventos que se desenrolaram no Forum, mas acontecimentos relevantes da vibrante cultura local e nacional.

Links para acompanhar:

Instagram: https://www.instagram.com/forumdaculturaufjf/