Composição musical no mundo dos jogos é o tema do podcast Almanaque VGM. Produzido pelo projeto de extensão do departamento de Música da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), os episódios são quinzenais e visam incentivar a produção nacional do gênero e apresentar suas aplicações no mercado musical.  

Dois episódios já estão disponíveis em diversas plataformas (Spotify; Deezer; Apple Podcasts; Castbox; Pocket Casts; Anchor; Overcast; Breaker; RadioPublic). Na estreia do programa, o estudante de Composição Musical da UFJF, Vinicius Arriel e o apresentador Bernard Rodrigues analisam os clichês musicais encontrados nos jogos. Já no segundo episódio, com a participação da bacharel em Violino Vivian Vignoli e do saxofonista e graduando em Engenharia Elétrica da UFJF Hiago Bordim, o assunto é um clássico dos videogames –  Super Mario World. 

Bernard Rodrigues é o idealizador do podcast e também aluno de Composição Musical da UFJF. O programa tem a orientação da professora do Departamento de Música Marta Castello Branco. “O podcast surgiu a partir da disciplina Teoria e Análise Musical, com o objetivo de difundir a ‘video game music’ como algo muito mais profundo do que a percepção média da sociedade. O Brasil é um país repleto de potencial criativo e técnico, e pode ganhar espaço significativo também nesse âmbito, mas ainda é coadjuvante. Nosso projeto é uma porta para os amantes da música analisarem as produções musicais presentes nos jogos”, explica o aluno. 

Para a Marta Castello Branco as disciplinas do curso fornecem elementos que se relacionam com a análise musical dos jogos de videogames. “A análise torna claro os procedimentos composicionais usados na criação de melodias, ritmos e suas características próprias — o que, por sua vez, aproxima o conhecimento musical de um público leigo, gerando e fortalecendo o interesse pela música como disciplina do conhecimento humano”. 

Segundo a professora, os projetos de extensão permitem interfaces produtivas de diálogo do conhecimento com a sociedade. “É criado uma espécie de ponte, que pode ser perfeitamente representada pelos jogos de videogame, por sua difusão na sociedade e pela riqueza de investigação que o fenômeno nos oferta. Este projeto foi concebido pelo próprio Bernard, ele mesmo diagnosticou sua relevância e relacionou a análise musical aos jogos, o que me faz apreciar ainda mais o projeto”.

Bernard Rodrigues explica que a escolha dos temas leva em conta assuntos em alta no âmbito das escolas de música, sob a perspectiva dos videogames. “O projeto amplifica uma série de discussões comumente tidas no âmbito acadêmico, para um cenário onde a participação da comunidade se faz presente, não só como ouvinte, mas de forma participativa. O vínculo com a extensão é uma forma de enriquecer uma demanda da comunidade, possivelmente alimentando um núcleo de desenvolvimento de games em nossa cidade e região”.

Os episódios são disponibilizados quinzenalmente, nos dias 15 e 30 de cada mês a partir das 12h. É possível enviar ideias e sugestões no e-mail  almanaquevgm@gmail.com

Outras informações:

E-mail: almanaquevgm@gmail.com

Instagram: @almanaquevgm