O 5º Seminário Memórias, Nostalgias e Imaginários, realizado (Comcime) da Faculdade de Comunicação (Facom) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), está programado para acontecer entre os dias 14 e 18 de setembro. O evento é gratuito e os interessados devem se inscrever on-line, até três horas antes de cada palestra.

O seminário irá abordar questões ligadas à nostalgia e suas vertentes, temas que ganharam ênfase durante o isolamento social e já vinham sendo abordados nas reuniões semanais do Comcime. A palestra de abertura será ministrada pelo professor titular de História do Brasil da Brown University, fundador e co-coordenador nacional da Rede nos Estados Unidos pela Democracia no Brasil, James Green. O tema da apresentação será “Nostalgias por um passado que nunca existiu: memórias da Ditadura Militar e a luta atual pela democracia no Brasil”.

Na programação estão agendadas cinco palestras, uma em cada dia, que serão realizadas das 18h às 19h30 pelo Zoom, para os inscritos, e transmitidas também pelo Youtube para os demais interessados. Os inscritos receberão certificado de participação. A programação pode ser acessada no link de inscrição.

Pela primeira vez, o seminário será virtual, seguindo as recomendações de segurança e combate à Covid-19. Para a professora do curso de Jornalismo da UFJF e líder do Comcime, Christina Musse, o formato traz desafios e, também, oportunidades. “Nunca utilizamos esse modelo, mas temos certeza de que teremos um recorde de participações, porque o público não terá que se deslocar para assistir às palestras. O formato também propiciou a oportunidade de contar com participação de pessoas que vivem fora do Brasil.”

Outras informações: Facebook ou Instagram