Evento acontece a partir de segunda, 31, com especialistas da UFJF, da Unifesp e do Colégio Pedro II, do Rio (Foto: Géssica Leine/UFJF)

Marcando a conclusão de sua primeira turma, o Programa de Especialização e  Residência Docente da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) promove, a partir desta segunda, 31, o Seminário “Vivências Formativas no Tempo-espaço do Cotidiano Escolar”. O evento acontece de forma remota durante toda a semana, até sexta-feira, 4 de setembro.  

A conferência de abertura – “Formação de Professores: proposições de resistência aos desmontes e descaminhos” -, ministrada pela professora da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj), Lucília Augusta Lino, acontece às 9h desta segunda, através do canal Residência Docente UFJF, no Youtube. A conferência oferece certificado aos participantes através de um formulário cujo link será disponibilizado no fim do encontro. 

Ainda na segunda, às 17, a programação conta com a mesa virtual “Formação continuada de professores: Experiências em diálogo”, com a participação dos professores do Colégio Pedro II, do Rio de Janeiro, Jorge Luiz Marques de Moraes, e a professora da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), Magali Silvestre.  A transmissão é também pelo canal do Youtube, com duração até 19h. Assim como a conferência de abertura, serão emitidos certificados perante preenchimento de formulário. Nos dois eventos não é necessária inscrição prévia. 

O seminário conta ainda com a defesa dos trabalhos desenvolvidos pelos docentes que atuaram no projeto. As bancas têm início na segunda, às 14h. Ao todo, são 11 temas, terminando na sexta, 4. As defesas são abertas à participação do público através de uma inscrição prévia pelo email seminarioresidenciadocente20@gmail.com. As bancas acontecem em uma sala virtual de defesa da UFJF e a programação completa está disponível no link.

Na sexta-feira, 4, às 14h, para encerrar o evento, acontece uma roda de conversa, com o tema “Tecendo memórias de uma prática co-docente: professores em formação”. É necessária inscrição por email e a conversa será transmitida pelo Google Meet,com emissão de certificado aos participantes. A coordenadora de gestão do Programa Residência Docente da UFJF, Juliana Dias, afirma que essa atividade será organizada pelos próprios residentes docentes, com o propósito de produzir a memória de suas trajetórias na primeira turma de residência.  

De acordo com Juliana, o seminário é um momento de muita alegria. “Um momento para estarmos com a família dos residentes, com a comunidade de Juiz de Fora e com pessoas de diferentes lugares do Brasil. É a oportunidade onde vamos poder nos encontrar para olhar esse percurso, o trabalho vivido intensamente em duas escolas, o Colégio Aplicação João XXIII e a Escola Municipal Professor Carlos Alberto Marques, onde nossos residentes puderam encontrar campo e acolhimento nesse momento de formação continuada. Esse seminário será um encontro para refletir e fazer memória, ao mesmo tempo olhando para fora do próprio programa, que é um pouco daquilo que pensamos para o desenho do evento.”

O programa
O Programa de Especialização e Residência Docente é um projeto que, com a parceria da Pró-reitoria de Graduação (Prograd), tem o objetivo de aprimorar a formação dos professores da Educação Básica, oferecendo um programa de formação continuada, através do desenvolvimento de competências docentes in loco, visando complementar a educação recebida durante a graduação com a vivência em ambiente escolar. 

A diretora do Colégio de Aplicação João XXIII, Eliete Verbena, afirma que essa residência é de grande importância para a melhoria da educação básica na cidade e região. “A formação de professores é um elemento forte na atuação do João XXIII, seja na formação inicial, seja na formação continuada, como no caso da Residência Docente. Promover a imersão no cotidiano da escola permite que tanto o residente quanto a escola se desenvolvam ainda mais”.  

O professor de matemática, membro do programa de residência, Paulo Pereira, afirma que a prática da residência foi fundamental para adquirir confiança. “É uma experiência que todos professores em início de carreira deveriam ter. Durante a especialização, as sugestões e orientações que os professores com mais experiência passavam, eram importantíssimas. Antes da residência eu já ministrava aulas em alguns colégios e, após a especialização, minha concepção mudou completamente. O grande diferencial é a confiança adquirida. Durante a licenciatura. estudamos muito sobre educação, mas quando iniciamos a carreira como docentes a realidade é outra”.