O primeiro episódio da série de podcasts Acervo em Debate, lançada pelo Memorial da República Presidente Itamar Franco no último dia 18, já está disponível no Spotify. Com o tema “Chacina da Candelária e cartas para Itamar”, o podcast evidencia a riqueza das cartas enviadas a governantes como documentos históricos que trazem testemunhos da diversidade de pensamento da população brasileira. 

A série se propõe a investigar fatos históricos – como o massacre de oito crianças e jovens na Candelária em 23 de julho de 1993 – a partir do acervo que pertenceu ao ex-presidente e com a participação de especialistas convidados. O episódio “Chacina da Candelária e cartas para Itamar” conta com a colaboração de Luciano Franco Ribeiro, advogado, professor, especialista em direito da Criança Juventude e Idoso e mestre em Direito Constitucional, e de Lilian Andrade, funcionária do Memorial que trabalha diretamente com o acervo de cartas populares no Arquivo da instituição. O episódio #001 da série pode ser ouvido em https://bityli.com/SQb7z.

O próximo episódio da série Acervo em Debate, com o tema “Educação em tempos de pandemia: diálogos sobre a nova realidade”, estará disponível no dia 31 de agosto. O programa terá como convidadas a professora da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) Yara Alvim e a arte educadora Ana Luísa Pinheiro Afonso. 

Educação, museus e história

O Memorial Podcast foi lançado em maio deste ano, como uma iniciativa que pretende compartilhar e debater informações com a população acerca de questões relacionadas à educação, ao universo dos museus e a assuntos pertinentes à história brasileira, por meio de conteúdos entregues no formato de áudio. Semelhante a um programa de rádio, o podcast é uma nova maneira de produzir e transmitir conhecimento de maneira mais aprofundada e contextualizada. A diferença é que, nesse formato, o ouvinte tem a liberdade de escolher o lugar, o momento e a situação em que deseja consumir tal conteúdo, já que não se trata de um programa ao vivo.

Disponível no Spotify, plataforma de streaming de áudio e música, os episódios do Memorial Podcast tratam de temas que vão além das narrativas oficiais que se consolidaram na historiografia nacional. A estreia aconteceu com o tema “O Discurso da Ação: Fome, Solidariedade e Ética”, baseado em exposição inaugurada no Memorial no dia 10 de março de 2020. Nesse episódio foram abordados aspectos sociais, políticos e econômicos relacionados à fome, e discutidos também o papel do Estado brasileiro na criação de políticas públicas capazes de erradicar a fome em seu território.

“Reminiscências: Danças populares e processo civilizatório no Brasil”, exposição realizada no Memorial entre maio e outubro de 2019, foi o ponto de partida para o segundo episódio. Nele foram destacadas as nuances dos cortejos de Congadas e Moçambique, que podem ser percebidos como cicatrizes abertas do processo colonizatório. O terceiro episódio do Memorial Podcast trouxe o tema: “Museus e democracia cultural” como parte da programação para a 18ª Semana Nacional de Museus. O diretor de museologia do Museu da Pessoa, Lucas Lara, o jornalista de cultura do jornal “Tribuna de Minas”, Mauro Morais, e o gerente de espaços culturais da Funalfa, Luis Fernando Mirabel, também participaram por meio de entrevistas.

Para celebrar a Quarta Semana Nacional de Arquivos, o quarto episódio do Memorial Podcast, “A proteção de pessoas e acervos em tempos de pandemia. Desafios e perspectivas”, contou com a parceria do Arquivo Central da UFJF. Alessandra Germano, arquivista da UFJF, também contribuiu na discussão sobre os desdobramentos das ações de um arquivo junto à comunidade, a partir de sua definição conceitual, passando por desafios como a crise de saúde provocada pela pandemia, além da crise política. O modo de compartilhar conteúdos de forma prática e leve como acontece nos formatos de áudio dos podcasts está ganhando cada vez mais fãs e simpatizantes. O Memorial da República Presidente Itamar Franco segue contribuindo para que cada vez mais pessoas conheçam a história brasileira de maneira atual e acessível. 

Outras informações: mrpitamarfranco@ufjf.edu.br