Documentos e manuscritos originais do pensador francês Allan Kardec estarão reunidos para livre acesso e disponibilizados em um portal on-line. O trabalho é fruto do projeto desenvolvido pelo Núcleo de Pesquisa em Espiritualidade e Saúde (Nupes) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e será lançado nesta terça-feira, dia 1º, às 19h, na TV Nupes no YouTube

Acervo é composto por cartas, preces e textos reflexivos escritos de próprio punho por Allan Kardec (Imagem: Domínio Público)

A partir de investigações e estudos de fenômenos psíquicos/espirituais, Kardec fundou uma filosofia espiritualista à qual deu o nome de Espiritismo, que se disseminou pelo Brasil, predominantemente, como um sistema religioso. Atualmente, os espíritas representam o terceiro maior grupo religioso do Brasil e, por isso, Kardec é um dos pensadores franceses de maior influência em nosso país, contabilizando milhões de exemplares de seus livros impressos e vendidos.

Apesar da grande influência de Kardec no Brasil, as pesquisas acadêmicas sobre ele e sua obra empreendidas por acadêmicos de diversas áreas, no Brasil e no exterior, têm uma significativa limitação: a quase total ausência de fontes primárias de estudo. Agora, mais de 150 anos após sua morte, serão tornados públicos muitos de seus manuscritos originais.

Segundo o professor Klaus Chaves Alberto, um dos coordenadores do Projeto Allan Kardec, existem centenas de manuscritos originais do pensador francês dispersos em instituições e/ou acervos pessoais pelo mundo, sem acesso a pesquisadores, como cartas, preces e textos reflexivos escritos de próprio punho. “A UFJF cria, com o portal, a oportunidade do acesso público a esse material que está disperso fisicamente, facilitando o trabalho de pesquisadores e do público em geral. Espera-se que, com essa iniciativa, a UFJF, por meio do Projeto Allan Kardec, se torne uma referência obrigatória para os estudos na área”.

Serão disponibilizadas as transcrições e traduções desses manuscritos, assim como verbetes biográficos dos correspondentes de Allan Kardec, permitindo uma leitura mais contextualizada dos documentos. Outra função do Portal é a disponibilização das referências de estudos acadêmicos sobre Allan Kardec.

O Portal

O projeto pretende se tornar referência para fontes históricas primárias ligadas ao pensador francês Allan Kardec, nos moldes de iniciativas semelhantes, que disponibilizam os manuscritos de autores influentes no mundo intelectual. “Nos inspiramos especialmente no The Newton Project, da Universidade de Oxford e o Darwin Correspondence Project, da Universidade de Cambridge. Também nos serviram de modelo plataformas digitais para disponibilização de textos-chave de tradições religiosas mantidos por diversas universidades internacionais de destaque como o Codex Sinaiticus Project e a Cambridge Digital Library”, explica  Alberto.

Assim como os portais que serviram de inspiração, no portal do Projeto Allan Kardec da UFJF serão disponibilizadas imagens digitais em alta definição dos manuscritos, assim como suas transcrições e traduções para facilitar a leitura. No momento inicial, serão apresentados 50 manuscritos. À medida em que os trabalhos de digitalização, transcrição e tradução forem avançando, novos manuscritos serão disponibilizados.

Inicialmente, o Portal irá disponibilizar o acervo localizado fisicamente no Centro de Documentação e Obras Raras (Cdor) da Fundação Espírita André Luiz (Feal). Está sendo fechada as negociações para disponibilizar, em breve, os manuscritos do Museu Allan Kardec on-line.

Para o desenvolvimento dos trabalhos de transcrição, tradução e contextualização dos manuscritos o projeto conta com a colaboração de 13 pesquisadores de diferentes instituições nacionais como UFJF, Unicamp, ITA e IF Sudeste MG, e mais de 20 colaboradores.

O Centro de Documentação e Obras Raras da Fundação Espírita André Luiz fornece as imagens dos manuscritos em formato digital, assim como as transcrições e traduções já existentes. “Posteriormente, pesquisadores do Nupes e pesquisadores colaboradores associados ao projeto realizam a revisão das transcrições e traduções já existentes ou novas transcrições e traduções. Além disso, confeccionamos o Portal do Projeto, bem como coordenamos os trabalhos de pesquisa para elaboração das biografias e contextualização histórica”, conclui o professor Klaus Chaves Alberto.

Lançamento

O evento de lançamento contará com a apresentação de estudos acadêmicos sobre o pensador francês, sua obra e seu impacto, seguindo a programação:

– Abertura e breve apresentação do Projeto Allan Kardec e seus objetivos, conduzida pelo professor Klaus Chaves Alberto;

– Allan Kardec: perfil e legado, apresentado pela pesquisadora do Centro de Pesquisas sobre o Brasil Contemporâneo da Escola de Altos Estudos em Ciências Sociais (EHESS), Marion Aubrée;

– Breves notas sobre a recepção e o estudo acadêmico da obra de Kardec no Brasil, apresentadas pelo professor do Programa de Pós-graduação em Ciência da Religião da Universidade Federal de Juiz de Fora (PPCir-UFJF),  Marcelo Camurça;

– “De professor cético a codificador da doutrina espírita: o que transformou o professor Rivail em Allan Kardec?”, com a participação do jornalista e escritor Marcel Souto Maior;

– A proposta de Kardec para pesquisa da dimensão espiritual, pelo doutor em História pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj), Marcelo Gulão Pimentel;

– Apresentação do Portal do Projeto Allan Kardec, por Ely Edison da Silva Matos.

Ao término do evento, o portal ficará disponível ao público.

Outras informações: Nupes/UFJF