Há seis meses o sistema de saúde do país atua no combate à pandemia de Covid-19. Desde então, só no Hospital Universitário da Universidade Federal de Juiz de Fora (HU-UFJF/EBSERH) foram investidos R$ 8,2 milhões em obras de readequação, equipamentos, EPIs e insumos e serviços, além de intensa capacitação dos profissionais.

Todo esse planejamento resultou em uma taxa de mortalidade na UTI Covid menor que a média nacional nos hospitais públicos brasileiros: 35%, enquanto a média nacional está em 50% e o valor de referência na literatura médica é 40%. No total, 143 pacientes estiveram internados na Enfermaria Covid do HU-UFJF até o momento.

Os resultados se devem a diversos fatores. Credenciado como referência em atendimento no início de março, o HU montou a Enfermaria Covid, com equipe exclusiva e multiprofissional, contando, inclusive, com a inserção de médicos residentes em regime de plantões. No local, o hospital trabalha com sistema de “coorte”, ou seja, havendo dois ou mais pacientes com resultado de PCR positivos, os mesmos podem ser internados no mesmo ambiente. Na UTI, são sete quartos, podendo admitir de sete a oito pacientes e, na enfermaria, três a sete pacientes podem ser tratados.

A equipe assistencial foi capacitada para atendimento a pacientes com Covid-19, totalizando mais de 80 turmas treinadas. Também houve a inauguração do Laboratório de Habilidade Realística, importante legado a ser deixado pós-pandemia.

Ainda em março, a direção do hospital criou o Centro de Operações de Emergências (COE). O referido comitê de crise é formado por 12 grupos de trabalho. O objetivo foi organizar as ações para facilitar o trabalho de preparação do hospital nesta situação nova e desafiadora de pandemia, garantindo o atendimento e a segurança de pacientes e profissionais. Semanalmente os integrantes realizam reuniões on-line e presenciais com o superintendente para explicar as ações desenvolvidas e acompanhar indicadores diários: atendimentos, situação de EPIs e insumos, medicamentos, entre outros. Além de profissionais do HU, representantes sindicais também fazem parte do COE, participando das discussões e levando as reivindicações dos trabalhadores à direção do hospital.

Outra preocupação do Hospital Universitário foi com a transparência e a agilidade da comunicação. Um espaço exclusivo para os colaboradores foi criado no site da instituição, atualizando todas as informações de interesse, num momento de rápidas mudanças e normativas. Site, e-mail, murais e redes sociais levam informação ao maior número possível de pessoas.

A saúde dos colaboradores também é ponto de destaque: atendimento psicológico on-line e presencial, além de atendimento médico a pessoas sintomáticas, com testagem nos casos recomendados, garantindo a segurança e a tranquilidade de todos. Até o momento, foram mais de 300 atendimentos. O teste rápido também foi usado em um inquérito sorológico realizado com mais de 1.300 colaboradores.

Apesar da suspensão das cirurgias eletivas e redução dos serviços ambulatoriais no início da pandemia, novos fluxos de atendimento foram criados e casos urgentes continuaram sendo acompanhados. Entre eles, a hemodiálise, o atendimento em ambulatórios que necessitaram de acompanhamento, consultas especializadas e cirurgias de emergência. A UTI não Covid permaneceu com taxa de ocupação máxima na maior parte desse período.

Rede de apoio e retomada de atividades

Durante todo esse período, o Hospital Universitário contou com o apoio da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH), a Reitoria da Universidade Federal de Juiz de Fora (inclusive participando do Comitê da UFJF sobre a Covid-19), Superintendência Regional de Saúde e Secretaria de Saúde de Juiz de Fora. Também houve apoio de diversos parceiros, como a Fundação de Apoio e Desenvolvimento ao Ensino, Pesquisa e Extensão (Fadepe), população em geral, empresários e unidades acadêmicas e administrativas da UFJF.

Outras ações relevantes que podem ser citadas são a reativação do Núcleo de Telessaúde e Telemedicina em Saúde, diversos projetos de pesquisa em andamento relacionados à Covid (13 aprovados e cinco sob análise) e a realização da Semana do HU, on-line, que discutiu os desafios da saúde pública pós-pandemia, contando com palestras da direção do HU e da Ebserh, gestores de saúde, pesquisadores e profissionais do hospital. Também merece destaque o sucesso das campanhas de doações de EPIs e Insumos, realizada pelo HU, campanha de arrecadação financeira da Fadepe e outras doações de instituições públicas, Ministério da Saúde e sindicatos, totalizando, em valores, quase R$ 500 mil.

No momento, várias outras atividades estão sendo retomadas, de forma planejada e segura, através de monitoramento de Comitê de Retomada das Atividades (CORA). O comitê reúne-se três vezes na semana para acompanhar as ações, conforme a situação epidemiológica, para uma retomada segura para todos: profissionais, residentes e pacientes.

Outras informações:

Tel: (32) 4009-5373/5393