A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) promove, entre os dias 1º e 3 de setembro, capacitação tutorial ao vivo exclusiva para docentes sobre procedimentos básicos relacionados ao Google Sala de Sala. A plataforma será uma das utilizadas pela instiuição durante o período de Ensino Remoto Emergencial (ERE). As inscrições já estão abertas e devem ser feitas através do formulário virtual até às 21h do dia 28 de agosto.

Professores e alunos da UFJF poderão já começar a entender as funcionalidades da plataforma pelo site do Ensino Remoto Emergencial, no qual estão listadas indicações de tutoriais, em vídeo e texto para do Google Sala de Aula. Para a diretora de Avaliação Institucional, Michèle Farage, a ideia da capacitação ao vivo é prover ao docente iniciante nesse tipo de tecnologia os primeiros passos para a utilização dos recursos. “Os tutoriais indicados se propõem como simples e auto explicativos, no entanto, podem haver dúvidas nos primeiros contatos com o ambiente virtual. Então disponibilizamos os tutoriais ao vivo, aos quais será possível acompanhar cada ação, tirando dúvidas em tempo real”, complementa Michèle. 

A pró-reitora de Graduação, Maria Carmen Simões, ressalta que neste momento de distanciamento social, o ensino remoto é a possibilidade que a Universidade tem para ofertar as atividades curriculares. Sendo assim, “a capacitação permitirá aquisição de familiaridade com o sistema, aprimoramento e ampliação de conhecimento sobre os recursos disponíveis. Tais elementos agirão no sentido de ampliar a qualidade da interlocução entre docentes e discentes”, afirma. 

As ações de suporte das plataformas digitais têm o apoio de bolsistas dos Grupos de Educação Tutorial (GET’s) em Engenharia Civil, Engenharia Computacional, dos Infocentros, Central de Atendimento (CAT) e da Pró-reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa (PROPP). As pessoas com deficiência serão atendidas através do Núcleo de Apoio à Inclusão (NAI), sendo adotadas medidas que atendam às necessidades de cada uma.