Além de lives e lançamento de site específico, Pró-reitoria de Graduação busca sanar questões de docentes, TAEs e alunos (Imagem: Pixabay)

Desde a aprovação do Ensino Remoto Emergencial (ERE) para os cursos de graduação, a Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) tem tomado uma série de medidas para familiarizar a comunidade acadêmica ao novo método de ensino. 

Lives
Uma série de lives para explicar sobre a metodologia remota de ensino traz temas diversos, como, por exemplo, desafios e possibilidades de ensino durante a pandemia; inclusão dos segmentos estudantis e docentes diante da situação de excepcionalidade; e uso de metodologias ativas para a continuidade da oferta de uma educação de qualidade. As atividades podem ser acompanhadas pelo canal da UFJF no Youtube, sem necessidade de inscrição prévia. 

Tira-dúvidas
Para sanar algumas das dúvidas de estudantes e servidores, a Pró-reitoria de Graduação (Prograd) responde questões sobre a realização das atividades remotas.

O que é Ensino Remoto Emergencial?
É o método de ensino feito com intermédio das tecnologias digitais de informação e comunicação. O caráter emergencial visa atender a situação excepcional em que vivemos.

Ensino Remoto Emergencial é a mesma coisa que Ensino a Distância (EAD)?
Não. A Educação a Distância é uma modalidade própria, com fundamento político-pedagógico pensada para ser assim, do início ao fim dos cursos. O ensino remoto é uma solução emergencial, subsidiária ao ensino presencial, enquanto este não for possível. 

Com o Ensino Remoto Emergencial não está sendo alterada a modalidade de oferta dos cursos presenciais. Está sendo criado um regime excepcional de oferta de disciplinas das graduações.

Quanto tempo vai durar o Ensino Remoto Emergencial?
O Ensino Remoto Emergencial tem caráter temporário. Será adotado apenas enquanto durar a pandemia do novo Coronavírus.

Quais períodos letivos serão contemplados pelo Ensino Remoto Emergencial?
A decisão tomada por hora contempla o primeiro e o terceiro períodos letivos de 2020.

Há obrigatoriedade em realizar as atividades no período de Ensino Remoto Emergencial?
Não. A participação nas atividades será facultativa aos estudantes e professores.

Como fica o calendário acadêmico no Ensino Remoto Emergencial?
No Ensino Remoto Emergencial, será retomado o primeiro período letivo de 2020, interrompido em março. Inclusive, já há um novo Calendário Acadêmico vigorando durante este período. No entanto, o Calendário Acadêmico presencial continua suspenso.

Vale destacar que, ao final dos períodos letivos ofertados por meio do Ensino Remoto Emergencial, a Pró-reitoria de Graduação (Prograd) e a Diretoria de Avaliação Institucional (Diavi) organizarão a avaliação do método de ensino para verificar se há a necessidade da realização de um período letivo suplementar.

Quem terá prioridade de atendimento na modalidade de Ensino Remoto Emergencial?
Estudantes concluintes têm prioridade de atendimento na modalidade de Ensino Remoto Emergencial, inclusive, são prioritários na ocupação de vagas em disciplinas.

Quem são os estudantes concluintes que têm prioridade na oferta de componentes curriculares?
São aqueles que têm a expectativa de conclusão do curso nos períodos letivos de 2020 ou que tenham cumprido 80% ou mais da carga horária mínima do currículo do curso.

Estudantes e professores com deficiência terão algum suporte para participar das disciplinas no Ensino Remoto Emergencial?
Sim. O Núcleo de Apoio à Inclusão (NAI) dará apoio à implementação de ações que possibilitem o acesso a alunos e professores com deficiência. 

Caso os estudantes tenham dificuldades relativas ao acesso à internet, a equipamentos ou ao uso das ferramentas utilizadas no Ensino Remoto Emergencial, a UFJF oferecerá algum tipo de apoio?
Para buscar soluções para esses questionamentos, o estudante que tenha dificuldade a essas questões deve ficar atento aos editais divulgados pela Pró-reitoria de Assistência Estudantil (Proae)

Como o estudante  saberá quais disciplinas serão ofertadas?
Os cursos avaliarão e decidirão quais disciplinas poderão ser ofertadas em formato remoto, garantindo a observância dos princípios exigidos pela UFJF.

Todas as disciplinas do primeiro período letivo de 2020 serão mantidas?
Não. Algumas disciplinas ofertadas no primeiro período letivo de 2020 poderão ter continuidade e outras continuam suspensas, até o retorno das atividades presenciais.

Serão criadas novas disciplinas neste momento?
Não. Novas disciplinas poderão ser incluídas apenas para o terceiro período letivo de 2020.

O que acontecerá com as disciplinas que possuem pré-requisitos?
Os cursos poderão decidir pela quebra temporária de pré-requisitos de disciplinas, conforme suas especificidades, para que os estudantes possam, dentro do possível, dar continuidade às suas atividades.

O que acontecerá com as disciplinas práticas ou teórico-práticas?
Disciplinas práticas ou teórico-práticas poderão ser desmembradas, a critério dos cursos. Nesses casos, a parte especificamente teórica poderá ser cursada com o Ensino Remoto Emergencial, para adiantar, e a parte exclusivamente prática aguarda para ser ofertada presencialmente, quando for possível.

Haverá um mínimo de carga horária a ser cursada pelos estudantes?
Não. Os estudantes poderão efetuar cancelamento de matrícula em atividades acadêmicas curriculares sem a exigência de manutenção de matrícula em um número mínimo de carga horária.

Como será contabilizada a frequência dos estudantes?
A apuração da frequência estudantil ocorrerá a partir da participação nas atividades propostas e entrega de trabalhos nos prazos definidos no plano de curso divulgado pelo professor.

Se eu estiver cursando uma disciplina e não der conta de acompanhá-la, vai ser possível cancelar a matrícula a qualquer tempo?
O calendário Acadêmico do Ensino Remoto indica prazos para trancamento e cancelamento de disciplinas.

Precisarei realizar algum procedimento para cancelamento das matrículas já realizadas em disciplinas que não forem oferecidas durante o Ensino Remoto Emergencial?
Sim. O Calendário Acadêmico do Ensino Remoto Emergencial indica prazo para ajuste de matrícula antes da retomada das atividades, no formato emergencial, quando o estudante poderá confirmar a matrícula já feita na disciplina ou cancelar.

Caso o estudante  esteja matriculado em uma só disciplina e esta não for oferecida, ele poderá escolher outra que esteja sendo ofertada?
A realização de nova matrícula em disciplina só poderá ocorrer no ajuste de matrícula pela coordenação. No Calendário Acadêmico do Ensino Remoto, há um período para a realização desse ajuste pela coordenação do curso.

Para estudantes já matriculados no primeiro período letivo de 2020, será preciso fazer novas matrículas?
O Calendário Acadêmico do Ensino Remoto Emergencial indica o prazo para ajuste de matrícula antes da retomada das atividades, no formato remoto, quando o discente poderá confirmar a matrícula já feita na disciplina ou cancelar.

Como o estudante vai confirmar as disciplinas que cursa no primeiro período letivo de 2020?
Haverá um período de ajuste de matrícula do estudante, quando poderá confirmar as matrículas feitas no primeiro período letivo, cancelar ou trancar. Nesse ajuste, deverá assinar termo de licença de uso de voz e imagem, para a gravação das atividades síncronas.

O estudante poderá se matricular em novas disciplinas oferecidas no Ensino Remoto Emergencial?
Sim. No Calendário Acadêmico está previsto um período de reajuste de matrículas por parte dos estudantes, quando ele poderá confirmar, cancelar ou trancar matrículas já realizadas. Caso haja vagas, estudantes poderão solicitar às coordenações de curso novas matrículas em disciplinas. Após isso, no período de ajustes de matrícula pela coordenação do curso, haverá um prazo maior no calendário para garantir atendimento de mais demandas dos discentes.

Como vai funcionar o trancamento de matrículas durante o Ensino Remoto Emergencial?
Os estudantes poderão, dentro do prazo previsto e devidamente divulgado, efetuar trancamento de disciplinas, durante a vigência do Ensino Remoto Emergencial, conforme as necessidades, apresentando como justificativa a impossibilidade de acompanhamento das atividades remotas durante período de pandemia sem necessidade de documentação comprobatória. Outras ações de flexibilização que sejam necessárias durante a vigência do Ensino remoto ficarão a cargo da Prograd.

Professores e pessoas que estejam envolvidas com a realização das atividades receberão capacitação para atuarem no período do Ensino Remoto Emergencial?
A UFJF, valendo-se da ampla experiência do Centro de Educação a Distância (Cead), capacitará e dará suporte aos docentes, técnicos, tutores e monitores que atuem junto às disciplinas a serem ofertadas remotamente. Também serão organizadas lives para esclarecimentos de dúvidas e aprofundamento de discussões sobre o Ensino Remoto Emergencial.

Há necessidade de criação de disciplina no Moodle ou no Google Sala de Aula?
Não. As disciplinas estarão cadastradas pelo Centro de Gestão do Conhecimento Organizacional (CGCO) e pelo Cead.

As aulas serão ao vivo ou gravadas e disponibilizadas posteriormente aos alunos? Haverá um modelo-padrão para as aulas e atividades remotas?
As disciplinas poderão ter momentos síncronos (videoconferências, lives, chats etc.) e assíncronos (áudio e/ou vídeos e textos previamente gravados e disponibilizados aos alunos). Porém, serão dadas prioridade às atividades assíncronas, que possam ser realizadas no momento possível e conveniente, de acordo com cada realidade de cada estudante.

Quando acontecerão as atividades síncronas?
Quando ocorrerem atividades síncronas, estas devem se dar nos mesmos dias da semana e horários previstos para as disciplinas, seguindo o que foi previamente cadastrado no Siga, para que todos possam se programar. Possíveis alterações nos horários dessas atividades precisarão estar acordadas formalmente, e devidamente registradas, com todos os estudantes matriculados.

O que acontecerá quando o estudante não puder participar de atividade síncrona da disciplina na qual esteja matriculado?
Todas as atividades síncronas serão gravadas e depositadas em repositório on-line para que possam ser acessadas no momento mais oportuno, caso os estudantes não consigam fazê-lo no horário da disciplina.

Onde o estudante encontrará as atividades assíncronas propostas pelas disciplinas?
Todas as atividades da disciplina ficarão disponíveis na plataforma digital que estiver cadastrada, sendo elas o Moodle ou o Google.

Existirá limite de estudantes por professor ou por disciplina no período de Ensino Remoto Emergencial?
O limite é o número de vagas estabelecido pelos departamentos para cada disciplina ofertada.

É recomendável cursar quantas disciplinas por meio remoto?
É recomendável que o discente não ultrapasse 50% da carga horária prevista por período letivo no Projeto Pedagógico do curso em disciplinas ou outras atividades acadêmicas curriculares em cada período letivo ofertado na modalidade de Ensino Remoto Emergencial, excetuando-se os trabalhos de conclusão de curso e estágios quando for o caso.

Quais recursos e plataformas serão utilizados pelos professores para a elaboração das atividades durante o Ensino Remoto Emergencial?
As plataformas digitais são o Moodle e o Google, conforme cadastramento feito pelo Centro de Gestão do Conhecimento Organizacional (CGCO) e pelo Cead.

Qual ambiente de aprendizagem (AVA) e plataforma de streaming serão adotados no Ensino Remoto Emergencial?
As plataformas digitais são o Moodle e o Google, conforme cadastramento feito pelo CGCO e pelo Cead.

Caso o professor ministre uma disciplina que não possa ser realizada remotamente, como deverá proceder?
Os departamentos terão um prazo para definir quais disciplinas podem ser ofertadas no formato de Ensino Remoto Emergencial, confirmando a decisão em período estabelecido no novo Calendário Acadêmico.

Como acontecerá a gestão das cargas horárias dos professores durante o Ensino Remoto Emergencial?
A organização da carga horária docente fica sob responsabilidade dos departamentos. Eventuais dúvidas devem ser encaminhadas à Pró-reitoria de Gestão de Pessoas (Progepe) ou a Comissão Permanente de Pessoal Docente (CPPD).

Permanecerá a carga horária mínima de oito horas semanais para professores em disciplinas da graduação?
Considerando o plano de curso das atividades que serão ofertadas remotamente e o disposto no Art. 6º-D da Instrução Normativa nº 19 do Ministério da Economia, pode ocorrer que, durante a vigência do Ensino Remoto Emergencial, alguns docentes fiquem sem realizar o mínimo de oito horas semanais de aula.

Como será realizada a complementação da carga horária de trabalho de docentes cujas disciplinas não sejam ofertadas no formato de ensino remoto?
Ao final dos períodos letivos ofertados por meio do Ensino Remoto Emergencial, a Pró-reitoria de Graduação (Prograd) e a Diretoria de Avaliação Institucional (Diavi) organizarão a avaliação do método de ensino para verificar se há necessidade da realização de um período letivo suplementar.

Existirá alguma política que resguarda a imagem dos professores?
A produção e divulgação de materiais a serem utilizados no Ensino Remoto Emergencial estão protegidas pela Lei Federal nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998 (Lei dos Direitos Autorais), pela qual fica vetado o uso indevido e a reprodução não autorizada de material autoral por terceiros.

Quais os critérios para avaliação nas disciplinas no modelo de Ensino Remoto Emergencial?
A aferição do aproveitamento será realizada em ao menos três oportunidades durante o período letivo, sendo que nenhuma das avaliações parciais poderá ultrapassar 40% da nota máxima.

Para disciplinas com carga horária de 60h, será necessário que o professor lecione quatro horas semanais?
Toda atividade desenvolvida pelo estudante na disciplina no formato de Ensino Remoto Emergencial é computada para a carga horária da disciplina. O plano de curso apresentado pelo docente deve organizar a distribuição da carga horária total da disciplina nas semanas letivas do período neste método de ensino.

Os estágios em Licenciaturas poderão ser desmembrados, de modo que a parte teórica seja ofertada remotamente no ano letivo de 2020, ficando a parte prática a ser ofertada quando as condições sanitárias e epidemiológicas permitirem a retomada de atividades presenciais?
Não. Dada a especificidade das atividades indicadas no artigo 12 da Resolução, permanecem suspensas as atividades teórico-práticas de estágios nos cursos de Licenciatura presenciais.

O estágio obrigatório poderá ser realizado de forma remota?
Com exceção dos cursos de Licenciatura, os demais, ouvidos os órgãos colegiados, poderão definir a realização do estágio, em parte ou integralmente, na forma de Ensino Remoto Emergencial. A Comissão Orientadora de Estágio (COE) do Curso e ou a Coordenação definirão as possibilidades de fazer o Plano de Atividades do Estágio com atividades que possam ser realizadas de forma remota, devidamente orientadas na UFJF e supervisionadas, também, de forma remota, na concedente.

O estágio não obrigatório poderá ser realizado de forma remota?
Sim. A Comissão Orientadora de Estágio (COE) do Curso e ou a Coordenação definirão as possibilidades de fazer o Plano de Atividades do Estágio com atividades que possam ser realizadas de forma remota, devidamente orientadas na UFJF e supervisionadas, também, de forma remota, na concedente.

Os estágios obrigatórios e não obrigatórios de todos os cursos de graduação poderão ser realizados de forma presencial?
Não. Somente os cursos autorizados na Resolução nº 33/2020, parágrafo 1º do Artigo 12 – Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Medicina, Medicina Veterinária, Nutrição e Odontologia, no campus de Juiz de Fora; e Farmácia, Fisioterapia, Medicina, Nutrição e Odontologia, no campus Governador Valadares. 

A documentação para regularização do estágio deverá ser entregue de forma presencial? Como tramitará a documentação referente aos estágios durante o Ensino Remoto Emergencial?
Não, no momento, a documentação será tramitada somente de forma remota. O registro do estágio continua sendo feito via Siga e as dúvidas sobre a formalização deverão ser encaminhadas para o e-mail: estagio.prograd@ufjf.edu.br

Como a documentação de estágio será organizada? Pelo estudante ou pelo curso?
A organização da documentação é de responsabilidade do discente com a assistência do professor orientador e da Comissão Orientadora de Estágio (COE) do curso. As dúvidas sobre a formalização deverão ser encaminhadas para o e-mail: estagio.prograd@ufjf.edu.br

Se o estudante já homologou estágio obrigatório, que não foi desenvolvido em razão da suspensão de atividades presenciais, será possível alterar a documentação?
Sim. A documentação de estágio já homologada pode ser rescindida para a tramitação de um novo processo, alterando a concedente ou aditivada para a modificação de forma de execução para o Ensino Remoto Emergencial, carga horária semanal e/ou outras mudanças.

O estudante poderá solicitar trancamento de curso?
Sim. O Trancamento de curso é permitido em qualquer tempo.

O estudante poderá solicitar destrancamento de curso ou de disciplinas?
Sim. No Calendário Acadêmico para o Ensino Remoto haverá previsão de prazo para o destrancamento de matrícula.

Qual o prazo para o estudante realizar trancamento de disciplinas?
No Calendário Acadêmico para o Ensino Remoto há a definição de data limite para trancamento de disciplinas. O trancamento do curso pode ocorrer a qualquer tempo.

O que acontece com os trancamentos referentes às matrículas e/ou disciplinas do período letivo de 2020 realizados antes da vigência do Ensino Remoto Emergencial?
Os estudantes poderão, caso queiram, cancelar as ocorrências acadêmicas de trancamento total ou parcial referentes ao primeiro período letivo de 2020 que tenham sido realizadas antes da vigência da Resolução nº 33/2020.

Como serão tratados os casos de estudantes que estão usufruindo do prazo de dilatação de curso
Durante o período do Ensino Remoto, estará suspensa a contagem do prazo de dilatação, e não poderão ser desligados os estudantes enquadrados nessa situação.

Porque a UFJF optou pelo Ensino Remoto Emergencial?
Assim como têm feito outras universidades, a UFJF decidiu adotar o ensino remoto na graduação presencial como alternativa possível neste momento de pandemia. As ações da Universidade, no atual contexto, são pautadas pela manutenção da qualidade acadêmica e garantia de inclusão dos estudantes e das boas condições de trabalho de professores, técnico-administrativos em Educação (TAEs) e funcionários terceirizados; e pelo caráter emergencial das ações.

Por que a escolha pelo Ensino Remoto Emergencial?
A opção pelo formato remoto é a alternativa viável, encontrada depois de amplo debate envolvendo representantes de toda a comunidade acadêmica. Além disso, o modelo a ser adotado está respaldado em orientações nacionais do Conselho Nacional de Educação (CNE)

Vale ressaltar que as ferramentas remotas já estão há muito tempo nas práticas regulares de ensino, pois professores e alunos se comunicam por meio de redes sociais e e-mails, utilizam aulas expositivas que são complementadas com vídeos, podcasts, publicações em sites, entre outras possibilidades.

Como funcionará o Ensino Remoto Emergencial a longo prazo?
Medidas de longo prazo estão sendo estudadas e serão apresentadas em momento oportuno. No entanto, podem haver possibilidades de flexibilização para o terceiro período letivo de 2020, se as condições sanitárias e epidemiológicas permitirem ou para viabilizar a integralização do curso pelos estudantes concluintes.

Como a resolução nº 33/2020 do Conselho Superior (Consu) flexibiliza as regras do Regimento Acadêmico de Graduação (RAG)?
A Resolução nº 33/2020 estabelece a flexibilização de algumas regras prevista no RAG, sobre trancamento de curso e de disciplinas, desligamento e prazo para integralização, entre outros, a fim de se evitarem prejuízos ao segmento estudantil neste momento emergencial.

Além disso, as ações determinadas pela Resolução podem sofrer alterações e flexibilizações para o terceiro período letivo de 2020, conforme exigirem as condições sanitárias e epidemiológicas, buscando sempre garantir a segurança, bem como, atender às necessidades da comunidade acadêmica, considerando a integralização dos cursos, suas especificidades e a qualidade da formação estudantil.

Outras informações
Ensino Remoto Emergencial

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