Começa nesta segunda-feira, 24, o 3º Seminário de Acessibilidade: “Limites e Possibilidades”.O evento e promovido pelo projeto de Extensão “Acessibilidade no espaço interior” da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Juiz de Fora (Fau/UFJF), acontece on-line de forma gratuita. As inscrições ficam abertas até o horário de início, às 19h.

O objetivo do seminário é discutir o tema da acessibilidade no ambiente construído e em instituições de ensino superior brasileiras sob uma perspectiva multidisciplinar. Segundo o professor da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Frederico Braida, “o que se tem discutido muito em artigos publicados e em nossos projetos é que, se a universidade é um espaço público por natureza, e se acreditamos em uma educação que seja direito de todos, precisamos garantir que todas as pessoas tenham acesso e consigam permanecer nesses espaços.”

Segundo o professor, o tema da acessibilidade não pode ser exclusivo das pessoas com deficiência ou da militância. “Precisa ser uma discussão de todos, porque diz respeito a todos. É um processo de educação. A construção dessa consciência de uma inclusão social ainda é muito recente. Daí torna-se necessário os processos de educação da sociedade, para que se reconheça o valor e se reflita sobre a temática. Então, fazer esse evento extrapolar os limites da universidade e alcançar a sociedade, é importante para que façamos a discussão ganhar uma visibilidade maior, ou seja, uma conscientização introjetada”, completa.

O seminário estende-se até o dia 25. As mesas-redondas giram em torno da discussão social da inclusão de pessoas com deficiência, acessibilidade, direito ao espaço, acesso a diferentes ambientes, entre outros assuntos. No primeiro dia do evento, as três pesquisadoras convidadas conferem um olhar mais amplo ao tema, enquanto no segundo dia as discussões se dão em torno das experiências dentro da UFJF, explorando iniciativas e necessidades da própria instituição. Os debates serão acompanhados por intérpretes de Libras e contam com o apoio da Pró-Reitoria de Extensão (PROEX) e do Núcleo de Apoio à Inclusão (NAI) da UFJF.

O seminário é vinculado aos grupos Intra e Leaud, da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da UFJF, assim como ao Programa de Pós-Graduação em Ambiente Construído (PROAC). Além de conferir certificado de quatro horas para aqueles que participarem dos dois dias de programação. Confira no Instagram do projeto.

“Nossa primeira edição foi quase restrita à própria faculdade de Arquitetura e Urbanismo. No segundo ano, tivemos um número aproximado de 250 presentes, um público muito diversificado que contava com alunos, pessoas externas à universidade e convidados variados. E, dada a questão da pandemia e a necessidade de migrar para o meio virtual, temos a expectativa de tentar fazer uma discussão de tão alta qualidade quanto as anteriores, agora ampliando ainda mais o nosso público”, comenta o professor Frederico Braida.

Instagram: @acessibilidade.ufjf

Facebook: @acessibilidadeinterior (Acessibilidade no Espaço Interior)