Especialistas discutem os desafios para o trabalho interprofissional na atenção primária (Foto: Pixabay)

Estão abertas as inscrições para o I Simpósio Online de Interprofissionalidade: Os desafios para o trabalho interprofissional na atenção primária, divulgando saberes e potencialidades. O evento, promovido pelo Programa de Educação Tutorial (PET-Saúde) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), acontece nos dias 26 e 27 de agosto, de forma remota, com transmissão pelo Youtube. A participação é gratuita e as inscrições podem ser feitas até quarta-feira, 26, pelo Instagram oficial do PET. 

O simpósio é realizado em conjunto por dois grupos do PET-Saúde: o UBS São Judas Tadeu (@grupo.bemmequero) e o UBS Nova Era (@petsaudeinterprofissionalidade). O evento é aberto ao público interessado em conhecer o tema e o trabalho dos grupos. No primeiro dia, as atividades vão das 18h às 21h, enquanto no dia 27, vão das 17h às 21h15. 

Segundo os participantes dos grupos tutoriais, o Simpósio tem como objetivo criar um espaço de discussão e aprofundar o debate sobre a interprofissionalidade no contexto da saúde. Foram convidados palestrantes que abordam temas como atuação profissional, vivência na unidade básica e relação com outros profissionais, e repercussão da formação interprofissional no âmbito da atenção primária durante a graduação, entre outros. 

A professora do Departamento de Nutrição do Instituto de Ciências Biológicas (ICB) da UFJF e coordenadora do PET Interprofissionalidade (Grupo São Judas), Ana Vládia Moreira, acredita que a importância do evento se dá pela interação entre as diferentes profissões de saúde e os diferentes níveis de vivência do conhecimento, sejam eles discentes, docentes ou profissionais da rede; todos envolvidos com a arte do aprender fazendo a saúde interprofissional em Juiz de Fora.

“Nesse sentido, o Simpósio possibilita o início de uma discussão na cidade, democratizando o discurso interprofissional em saúde além dos muros da Universidade. Temos a expectativa de maior comunicação entre universidade, serviço e comunidade, possibilitando de forma democrática a interação entre eles através dos debates e dos chats de discussões.” 

O evento confere certificado de oito horas. 

Outras informações
Instagram do Pet-Saúde Nova Era

Instagram do Pet-Saúde São Judas