Um grupo de docentes da Faculdade de Enfermagem e uma enfermeira do Hospital Universitário (HU), da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), realizaram a coleta de material para testes do novo coronavírus no Abrigo Santa Helena, nesta quarta. A instituição de longa permanência de idosos, em parceria com o Rotary Internacional, conseguiu a aquisição de testes de diagnósticos que serão avaliados em um laboratório na cidade do Rio de Janeiro. Os sete profissionais da UFJF foram mediadores do procedimento fazendo a coleta qualificada.

Ao todo 194 pessoas foram submetidas a coleta, entre os idosos e profissionais da instituição. As amostras serão encaminhadas para o Laboratório Central de Saúde Pública Noel Nutels do Rio de Janeiro (LACEN-RJ). “A equipe técnica do Abrigo Santa Helena entrou em contato com a equipe de coleta da Faculdade de Enfermagem para colaboração na coleta de amostras do trato respiratório superior para a realização do teste molecular RT-PCR para Covid-19”, explica o professor Thiago Nascimento.

Segundo Nascimento, existe uma corrente de pesquisadores que defende a realização de testes em larga escala para encontrar e isolar casos assintomáticos, principalmente entre os profissionais de saúde, que podem transmitir o vírus a outros profissionais ou pacientes. “Por se tratar de uma instituição de longa permanência de idosos, grupo de risco para aquisição da doença, acredito que a instituição optou pela realização da testagem em larga escala na tentativa de controlar surtos e a proteger os pacientes mais vulneráveis. É importante destacar que resultados positivos, caso existam, permitirão adotar procedimentos adequados de isolamento e quarentena”, pontua.

Outras ações

A Faculdade de Enfermagem tem atuado na linha de frente do enfrentamento da pandemia do novo coronavírus. As equipes também realizam a coleta de amostras para testes de diagnóstico pelo método RT-PCR, em parceria com a Prefeitura de Juiz de Fora, nos dois laboratórios da instituição. Por meio destas e outras ações, a universidade auxilia no mapeamento e controle da doença no município. Oferecendo respaldo para as tomadas de decisões do poder público, além de reduzir o quadro de subnotificação da doença.