Lives contam com participações de representantes de várias instituições (Imagem: Pixabay)

Após aprovação do Ensino Remoto Emergencial (ERE), a Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) organiza uma série de lives para sanar as dúvidas da comunidade acadêmica sobre a metodologia de ensino a ser adotada, excepcionalmente, diante do quadro pandêmico vivido no Brasil. Os eventos remotos podem ser acompanhados pelo canal da UFJF no youtube, sem a necessidade de inscrição prévia. 

A live de estreia, que acontece nesta quinta-feira, 20, às 14h30, tem como tema o ERE e conta com a participação de Maria Carmen de Melo, pró-reitora de Graduação; Cassiano Caon, pró-reitor adjunto de Graduação, Marcos Freitas, pró-reitor de Apoio Estudantil; e Vilma Lúcia, secretária de Graduação. O evento terá tradução em Libras.

As palestras trazem temas diversos, como, por exemplo, esclarecimento de dúvidas sobre o Ensino Remoto Emergencial da UFJF; desafios e possibilidades encaradas pelas instituições de ensino durante a pandemia; inclusão dos segmentos estudantis e docentes diante dessa situação de excepcionalidade; e uso de metodologias ativas para a continuidade da oferta de uma educação de qualidade. Além disso, também contam com a participação de professores de outras universidades federais que compartilham experiências sobre o enfrentamento à crise causada pela Covid-19.

De acordo com a pró-reitora de Graduação, Maria Carmen de Melo, as atividades visam sanar as dúvidas que a comunidade acadêmica possa ter durante a adaptação ao processo de Ensino Remoto e dialogar diretamente com esse público. 

Programação
20/08 – 14h30: Live tira dúvidas do Ensino Remoto Emergencial na UFJF
Diálogo com a pró-reitora de Graduação, Maria Carmen de Melo; o pró-reitor adjunto de Graduação, Cassiano Caon; o pró-reitor de Apoio Estudantil, Marcos Freitas; o assistente social Luiz Carlos de Souza Júnior; e a secretária de Graduação, Vilma Lúcia.

26/08 – 14h: O ensino remoto em cursos de graduação: desafios e possibilidades em tempos de pandemia
Diálogo com a pró-reitora de Graduação da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Ariane Sá; com o diretor da Escola de Engenharia da Universidade Federal Fluminense (UFF), José Rodrigues; e com pró-reitora de Graduação da UFJF, Maria Carmen de Melo

27/08 – 18h: A inclusão no Ensino de Graduação e Pós-graduação em Processos de Ensino Remoto
Diálogo com a professora da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Rita Cossio com a coordenadora do Núcleo de Apoio à Inclusão da UFJF, Katiuscia Vagas; e com a professora da UFJF, Mylene Santiago.

01/09 – 14h: Processos de avaliação no Ensino Superior em ambientes virtuais de aprendizagem
Diálogo com o professor da Universidade Federal de São Carlos, José Carlos Rothen; e com a professora da UFJF, Liamara Scortegagna

03/09 – 9h: Live tira dúvidas do Ensino Remoto Emergencial na UFJF
Diálogo com representantes da Pró-reitoria de Graduação (Prograd) e da Pró-reitoria de Assistência Estudantil (Proae)

09/09 – 14h: Uso de metodologias ativas no ensino superior
Diálogo com a professora da UFJF, Rafaela Reis; com o professor e doutorando, Octávio Silvério; e com o Faculdade de Administração e Ciências Contábeis da UFJF, Victor Paradela.

Outras informações
Pró-reitoria de Graduação (Prograd)

Acompanhe a UFJF nas redes sociais
Facebook: UFJFoficial

Instagram: @ufjf

Twitter: @ufjf_

Youtube: TVUFJF