Estão abertas as inscrições para a 5ª Jornada de Nutrição que será realizada remotamente nos dias 24, 25 e 26 de agosto no instagram do Diretório Acadêmico dos Estudantes de Nutrição. O evento será promovido pelo Departamento de Nutrição do campus Governador Valadares da Universidade Federal de Juiz de Fora campus Governador Valadares (UFJF-GV), em comemoração ao dia do nutricionista em 31 de agosto.  As inscrições são gratuitas e podem ser feitas aqui.

Neste ano, o evento abordará as “Perspectivas da nutrição no contexto da pandemia”.  De acordo com os organizadores, a programação propiciará o debate sobre os fatores inerentes ao comer, do ponto de vista da Saúde Coletiva, da Alimentação Coletiva e da Nutrição Clínica.

No primeiro dia, o eixo da Saúde Coletiva intitulado “Determinação social, desigualdades e iniquidades em saúde e SAN no contexto da pandemia de coronavírus” abordará as relações do alimento e do ser humano, enquanto comedor e consumidor no cenário da pandemia de coronavírus.

O eixo da Nutrição Clínica discutirá no dia 25 de agosto os “Desafios do atendimento online durante a pandemia de coronavírus”. Será uma oportunidade de refletir sobre as implicações éticas desse atendimento, bem como, o impacto do atendimento online no cotidiano dos nutricionistas nos serviços de saúde público e/ou privado.

Já o encerramento do evento, em 26 de agosto, contará com a discussão sobre o eixo da Alimentação Coletiva. A “Gestão de UAN: o que efetivamente muda a partir da pandemia do coronavírus?” abordará aspectos que podem afetar direta ou indiretamente o processo e qualidade das refeições produzidas em unidades de alimentação e nutrição, bem como o funcionamento destes estabelecimentos.

Serão emitidos certificados para inscritos que participarem de, no mínimo, duas atividades. Os certificados serão disponibilizados na plataforma Even3 em até quinze 15 dias após a realização do evento.

Confira abaixo a programação completa:

Programação – V Jornada de Nutrição
24 de agosto – 19:00h 25 de agosto – 19:00h 26 de agosto – 19:00h
Título ou tema da palestra Determinação social, desigualdades e iniquidades em saúde e SAN no contexto da pandemia de coronavírus Desafios do atendimento online durante a pandemia de coronavírus “Gestão de UAN: o que efetivamente muda a partir da pandemia do coronavírus?”
Nome do palestrante Vanessa Daufenback Mariane Oliveira Costa Martins Flávia Milagres Campos
Atuação Socióloga, nutricionista e doutoranda em Saúde Pública Nutricionista Clínica Professora do Departamento de Nutrição em Saúde Pública da Escola de Nutrição da UNIRIO
Instituição Universidade de São Paulo (USP) Clínica Espaço Equilibrar Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro
Moderador Nízia Araújo Vieira Almeida Daniela Corrêa Ferreira Angélica Cotta Lobo Leite Carneiro