Robson Carvalho avalia as areias do Atol das Rocas, no Nordeste brasileiro (foto: arquivo pessoal)

Uma tese realizada no Programa de Pós-graduação em Ecologia, da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), analisa como as condições climáticas têm afetado as tartarugas marinhas e, principalmente, a capacidade de reprodução destes animais. Na pesquisa, o biólogo Robson Henrique de Carvalho avaliou as temperaturas da areia no Atol das Rocas, uma área de desova de tartarugas verdes no nordeste do Brasil.

Segundo o pesquisador, a tese traz o primeiro acesso à temperatura da areia nesta região. Com os dados obtidos, foi possível observar como o calor da areia estava abaixo da temperatura pivotal para tartarugas verdes (26.6%C). Robson esclarece que esta constatação significa uma importante área de nascimento de filhotes machos. Neste contexto, ele afirma, ainda, que o estudo contribui também para verificar como as mudanças climáticas afetam a feminização da população das tartarugas marinhas.

Robson ressalta como são importantes as informações sobre a biologia reprodutiva das espécies, em áreas pouco estudadas no país, já que elas são essenciais para entender os impactos atuais e futuros sobre as mudanças climáticas. “Projeções de temperaturas futuras demonstram altos impactos na reprodução de tartarugas verdes no Brasil em um cenário pessimista. Nossos resultados reforçam a necessidade urgente de discutir e executar medidas para controlar as emissões de gases e promover debates mais efetivos sobre os impactos das mudanças climáticas, especialmente na América do Sul, onde o conhecimento sobre ecologia térmica das praias ainda é pouco conhecido, principalmente nas ilhas oceânicas”.

A professora orientadora da pesquisa, Bernardete Maria de Souza, pontua que as projeções climáticas futuras contribuem para entender a dinâmica das tartarugas verdes em uma dimensão global, bem como a influência das condições meteorológicas na reprodução direta das espécies.

Contatos:
Robson Henrique de Carvalho– Doutorando
robson.carvalho@ecologia.ufjf.br

Bernardete Maria de Souza – Orientadora
bernadete.sousa@ufjf.edu.br

Banca examinadora:
Profa. Dra. Bernardete Maria de Souza – Orientadora (UFJF)
Profa. Dra. Simone Jaqueline Cardoso – (UFJF)
Prof. Dr. Samuel Campos Gomides – (UF oeste Pará)
Profa. Dra. Sarah da Silva Mendes – (Instituto Aqualie)
Prof. Dr. Vínícius José Pilate – (IFSudeste Minas Gerais)

Outras informações: (32) 2102-3227 – Programa de Pós-Graduação em Ecologia