O desejo de aprofundar os estudos teóricos sobre literatura na escola e de promover uma análise dos impactos de dois projetos no letramento literário dos alunos motivou a professora Júnia Paixão Mendes a desenvolver sua dissertação no Programa de Pós-Graduação em Gestão e Avaliação da Educação Pública, da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).  A docente trabalha e foi gestora, entre 2012 e 2019, na Escola Estadual Joaquim Afonso Rodrigues, em Carmo da Mata – MG, onde realiza os projetos que fundamentaram a pesquisa. 

Segundo Júnia, os projetos estão em desenvolvimento na escola desde 2014. O Poetizar, consiste em um concurso literário de poesias, realização de um sarau literário e a publicação de uma Antologia Poética com os textos inscritos no concurso. “O público alvo são os alunos da escola, porém o projeto foi ampliado para os servidores da instituição e para a comunidade do município”, complementa a pesquisadora. O outro é a Festa Literária de Carmo da Mata (FLICAR), uma iniciativa literária realizada pela escola e que se tornou evento oficial do município, oferecendo atividades com autores e livros, manifestações artísticas e culturais variadas e abertas ao público. “Acredito que a principal contribuição para a sociedade seja a demonstração de que é possível realizar, dentro de escolas públicas, projetos e ações que impactem a vida e trajetória de seus alunos e que os levem a tornarem-se sujeitos mais preparados e consciente”, relata. 

Júnia explica que os resultados do estudo apontaram para um cenário paradoxal. De acordo com ela, ao mesmo tempo que se observou um senso comum sobre a importância da literatura e um impacto positivo em relação aos alunos participantes, viu-se também que há poucos leitores, inclusive entre os professores. Dessa forma, os projetos proporcionaram um despertar literário e uma apropriação por parte da comunidade escolar. Entretanto, mostraram também que é necessário capacitar os professores para que aprendam a utilizar a literatura na escola e efetivamente mediar a leitura. 

A professora orientadora, Miriam Raquel Piazzi Machado, reafirma a importância da dissertação. Segundo ela, a pesquisa é interessante, uma vez que coloca a literatura em lugar de destaque na escola, com a participação efetiva dos estudantes e aborda a questão do letramento literário do próprio docente. Miriam reforça, ainda, que outras escolas podem se apropriar da experiência e fazer com que a leitura de literatura seja possível, não só para o cumprimento de um programa pré-vestibular, mas como essencial para  formação do cidadão: “Com certeza esse trabalho traz uma enorme contribuição, não somente para a escola, mas para a cidade e região onde está inserida”.

Contatos:
Júnia Paixão Mendes – (Mestranda)
junia.paixao.mendes@gmail.com 

Miriam Raquel Piazzi Machado
miriam.machado@ufjf.edu.br 

Banca Examinadora:
Prof.ª Dr.ª Miriam Raquel Piazzi Machado – Orientadora (UFJF)
Prof.ª Dr.ª Laura Silveira Botelho – (UFSJ)
Prof.ª Dr.ª Priscila Fernandes Sant´Anna – (IF Sudeste MG)

Outras informações: 0800 7273 141 – Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública – Programa de Pós-Graduação Profissional