Prazo para submissão de trabalhos termina nesta quinta, 20; e inscrições para ouvintes vão até 28 de agosto (Foto: Pixabay)

Estão abertas as inscrições para o I Congresso On-line de Odontologia Hospitalar da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). O evento, que acontece nos dias 2 e 3 de setembro, visa apresentar práticas de ação da saúde bucal executadas em ambiente hospitalar com atuação interdisciplinar. Os interessados em submeter trabalhos científicos devem enviar as propostas até esta quinta-feira, 20. Já as inscrições para ouvintes podem ser feitas até 28 de agosto, ambas no valor de R$ 10.

O Congresso é organizado pela Liga Acadêmica de Odontologia Hospitalar (Laohosp) e pelas professoras da Faculdade de Odontologia da UFJF, Gisele Fabri e Maria das Graças Chaves, e conta com a participação de profissionais de odontologia envolvidos com protocolos científicos de atuação em pacientes comprometidos sistemicamente. A programação reúne apresentações de trabalhos científicos e palestras sobre temas específicos da área.

De acordo com Gisele as doenças sistêmicas requerem uma maneira diferenciada de abordar, prevenir e tratar doenças bucais. “É importante destacar que as doenças bucais podem agravar doenças sistêmicas, e ainda dificultar a resposta ao tratamento médico. Estes aspectos já foram observados em estudos científicos publicados. Além disto, a doença bucal, quando identificada e tratada, contribui para a melhora da qualidade de vida dos pacientes e com a redução dos custos hospitalares”.

Devido à pandemia do novo coronavírus, a organização e todo o evento estão sendo feitos on-line. Para Gisele, existem desafios a cerca da falta de reuniões presenciais, mas, por outro lado, em um evento remoto, é possível reunir convidados de relevância nacional e internacional. “Teremos a oportunidade de ouvir professores do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP) e também do Centro Multidisciplinar de Odontologia Intensiva (Cmoi). A promoção da saúde requer esforços combinados entre muitas especialidades e envolve o reconhecimento de atitudes e práticas de cuidados odontológicos. Assim, os temas surgiram a partir de lacunas de conhecimentos percebidas pelos alunos da Liga.”

Submissão de trabalhos
Os participantes interessados em submeter trabalhos científicos devem enviar os resumos até o dia 20 de agosto. Serão aceitos os resumos de trabalhos que se encaixam nas seguintes temáticas: Odontologia Hospitalar, Patologia Bucal e Estomatologia. É obrigatório o pagamento da inscrição no valor de R$10 para a aprovação. Além do certificado de apresentação do trabalho científico, haverá emissão do certificado com carga horária de seis horas.

Edital de submissão

Adendo Edital

02/09
18h: Dra. Juliana Franco – Desafios do Atendimento Hospitalar em pandemia.
19h: Dr. Luiz Alberto Júnior – Abordagem Odontológica em pacientes com alto risco de sangramento.

03/09
18h: Dra. Claudia Basaredo – Aspectos Clínicos da Atuação do Cirurgião Dentista na UTI.
19h: Dra. Cynthia Savioli – Atendimento odontológico de pacientes com doenças reumatológicos.

@laohosp_ufjf