Estão abertas as inscrições para o“Simpósio Internacional Estudos do Catolicismo – Catolicismo: Quo Vadis?”, promovido pelo Núcleo de Estudos do Catolicismo (NEC), do Programa de Pós-graduação em Ciência da Religião (PPCiR), da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).  O evento tem como objetivo debater formas de expressão e tendências a respeito do catolicismo. A programação conta com minicursos e apresentações de grupos de trabalho (GTs). Os interessados podem se inscrever gratuitamente até 30 de agosto .

Evento acontece de forma remota, de 20 a 22 de outubro, reunindo palestras, minicursos e grupos de trabalho (Foto: Pixabay)

O Simpósio acontece de forma remota, de 20 a 22 de outubro, tendo com foco as diferentes formas de permanências e rupturas demonstradas em suas representações e práticas e a questão dos atuais rumos e destinos do catolicismo. O evento reúne pesquisadores de diversas instituições do país, voltados para o campo da religião católica, a partir de diferentes lastros teóricos e epistemológicos.

De acordo com doutorando em Ciência da Religião e coordenador do evento, Paulo Victor Higino, foi justamente o momento de pandemia que incentivou a organização do evento. “Durante a pandemia do novo coronavírus, o Núcleo teve sua rotina alterada e adaptada. A partir de encontros periódicos on-line, o grupo percebeu a viabilidade de um evento acadêmico internacional e gratuito, já que, no formato remoto, excluímos gastos como passagem e hospedagem. Para garantir maior democratização dos saberes, optamos por utilizar softwares e plataformas digitais totalmente gratuitas. É desafiador, mas reunimos uma equipe engajada em aprender novas modalidades de divulgação científica em tempos de quarentena.”

Higino destaca ainda, a importância de tratar do tema em um evento gratuito e aberto. “Sabemos o peso das religiões/religiosidades/espiritualidades/cosmovisões na sociedade, especialmente a brasileira. Por questões históricas, os modos de existência são ainda fortemente determinados pelos ‘credos’ presentes desde as periferias até o Parlamento. O simpósio se propõe, portanto, a refletir e fazer circular suas reflexões via redes sociais, disponibilizando conteúdos que possibilitem às pessoas, religiosas ou não, ter uma visão criteriosa sobre a religião que fundamenta o Brasil desde sua exploração até a sociedade atual.”

Para o professor do Departamento de Ciência da Religião e coordenador do NEC/UFJF, Rodrigo Portella, é importante a discussão sobre a influência do catolicismo dentro e fora da academia. “Não é possível entender a sociedade brasileira e nossa cultura sem entender o catolicismo. Vivemos em um país de predominância católica. Essa é a importância primordial da Universidade. Seus estudos precisam focar nas instituições que moldam a sociedade e as pessoas, entendendo como funcionam, o que pregam e como agem.”

Programação
A programação conta com minicursos, apresentações de grupos de trabalhos, conferências, mesas temáticas e atividades culturais, ministradas e apresentadas por pesquisadores do catolicismo. A inscrição para ouvintes ficará disponível até o fim das 300 vagas permitidas.

Higino, explica como surgiu a ideia do tema e o uso da expressão latina “Quo vadis” (para onde vais?). “ Escolhemos esta frase como pergunta motora de nossas reflexões, cientes da diversidade de movimentos e ideias sob o guarda-chuva ‘Catolicismo’. Assim, propusemos um encontro entre pesquisadores para pensarmos os caminhos do catolicismo sob diversos ângulos; de onde vem, onde se encontra e para onde se projeta.”

Grupos de trabalho
As inscrições para os GTs podem ser feitas por e-mail diretamente com o coordenador do grupo até o dia 30 de agosto. Os interessados devem preencher o formulário de inscrição com o tema e proposta desejada. Serão dez grupos voltados para diversas vertentes, como gênero e sexualidade; história; ecologia; arte; mídias sociais; espiritualidade e mística; teologia pastoral; ecumenismo e diálogo inter-religioso. Os textos aprovados serão publicados nos anais do Simpósio.

Minicursos
No dia 22 de outubro, às 9h, o bispo auxiliar do Rio de Janeiro e secretário-geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Dom Joel Portella Amado, ministra a aula “Configuração eclesial católica: problemas e oportunidades”. Em seguida, às 11h, a vice-reitoria de Pesquisa e Relações Internacionais da Universidade de Varsóvia, Renata Siuda-Ambroziak, guiará o curso “Igreja católica no espaço público: reflexões comparativas Brasil-Polônia”. Os interessados devem preencher o formulário de inscrição e optar por um dos minicursos ofertados.

A participação no Simpósio confere certificado.

Confira a programação completa