Lorna Washington é destaque da programação desta sexta

Lorna Washington é destaque da programação desta sexta

A IV Semana Rainbow da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) aposta em uma programação agitada durante o final de semana. Além de desenvolver atividades sobre a temática “Patrimônio, memória e tradição LGBTQIA+ em Juiz de Fora” na sexta-feira, 14, o evento também apresenta o “Festival Multicores em Casa”, no sábado, 15, que estrela a cantora Jup do Bairro. As lives ocorrem à partir das 20h e podem ser acompanhadas no Youtube.

A roda de conversa sobre o tema “Patrimônio, memória e tradição LGBTQIA+ em Juiz de Fora” será mediada pelo professor do departamento de Turismo da UFJF e coordenador do projeto, Marcelo Carmo Rodrigues. O diálogo conta com a participação do historiador especialista em gestão do patrimônio cultural, Fabrício Fernandes; da Miss Brasil Gay 2017, Guiga Barbieri; da professora e empresária, Thais Lima; e do ativista em turismo LGBTQIA+, Clóvis Casemiro.

A Hora da Rainha

Desenvolvido pelo estudante, Lucas Cristian de Oliveira, o projeto cria um ambiente virtual em que o mediador possa interagir com até dois convidados, tendo como foco a contação de histórias de personalidades da comunidade LGBTQIA+. A obra busca ser um olhar documental sobre a narrativa das lutas, vivências e experiências de pessoas que ajudaram na construção de direitos e liberdades, mas de uma maneira leve, didática e descontraída. Vale ressaltar que as temáticas abordadas durante a construção da obra perpassam a realidade dos entrevistados nos dias atuais.

Lorna Washington

O bate-papo é uma troca de experiências com a drag Lorna Washington, que atua como professor e tornou-se um ícone da cena gay carioca. Lorna é conhecida por sua versatilidade, elegância e pelas opiniões polêmicas. Ela fez história em boates que marcaram época como Papagaio e Incontrus.

Stonewall 50, uma celebração teatral

A peça, apresentada em primeira pessoa, relata passagens da vida pessoal do ator, em que Thiago Mendonça abre as portas da própria casa e um pouco da intimidade para homenagear as pessoas que lutaram e seguem firmes em busca de um país igualitário, sem preconceitos e pela conquista de direitos humanos para a comunidade LGBTQIA+.

O espetáculo remete a Stonewall, um bar em Nova Iorque, onde há 50 anos aconteceu o mais significativo levante contra os violentos abusos praticados por policiais, mantendo o clima de celebração em meio a músicas, dança, histórias e brincadeiras. Durante a encenação, Mendonça conta sobre esse e outros acontecimentos importantes, lembrando nomes como Vange Leonel, George Michael, Judy Garland, Divina Valéria e a diva da praça Roosevelt, Phedra de Córdoba.

Festival Multicores em Casa com Jup do Bairro

Festival Multicores encerra programação inédita, com atrações culturais

Festival Multicores encerra programação inédita, com atrações culturais

A cantora, educadora, performer, atriz e apresentadora, Jup do Bairro, é atração principal do Festival Multicores em Casa que encerra a programação inédita da IV Semana Rainbow neste sábado, 15. A artista e ativista LGBTQIA+ apresenta o show “Corpo Sem Juízo” que narra questões sobre o corpo, a pluralidade e a liberdade de expressar a arte periférica. 

Sexta-feira, 14 de agosto
Tema: Patrimônio, memória e tradição LGBTQIA+ em Juiz de Fora
20h – Abertura
20h05 – Teatro do Indivíduo convida!
20h10 – Roda de conversa: Patrimônio, memória e tradição LGBTQIA+ em Juiz de Fora
20h50 – Talk show “A hora da rainha”
21h10 – Bate-papo com a drag queen convidada de honra, Lorna Washington
21h25 – Olhar diverso. Mostra dos projetos aprovados nos editais
21h30 – Espetáculo teatral “Stonewall 50, uma celebração teatral”, com o ator Thiago Mendonça

Sábado, 15 de agosto
Tema: Festival Multicores em Casa
20h – Abertura
21h10 – Show com a cantora paulista, Jup do Bairro, apresentando o recém-lançado “Corpo sem juízo”
21h50 – Festa de encerramento: Djs

No domingo, 16, serão reprisados os melhores momentos.

Semana Rainbow

Desde 2017, o projeto de extensão propõe-se a realizar uma série de ações voltadas para a inclusão social da comunidade LGBTQIA+ por meio de eventos culturais. Em 2020, a IV Semana Rainbow da UFJF on-line reúne atividades artístico-culturais, com o objetivo de sensibilizar a sociedade para as questões relacionadas às homossexualidades, às identidade de gênero e sexual, além de trabalhar o respeito à diversidade. As atividades serão totalmente realizadas em um espaço virtual, no período de 10 e 16 de agosto, com recursos de emenda parlamentar da deputada federal Margarida Salomão.

Confira a programação completa.

Outras informações
Site: www.semanarainbowufjf.com
Instagram: @semanarainbowufjf
Facebook: Semana Rainbow da UFJF
Youtube: Semana Rainbow da UFJF

Acompanhe a UFJF nas redes sociais
Facebook: UFJFoficial
Instagram: @ufjf
Twitter: @ufjf_
Youtube: TVUFJF