A Plataforma JF Salvando Todos publicou na última quarta-feira, 12, o primeiro informativo em formato de vídeo com os dados atualizados sobre a evolução do coronavírus na cidade. A proposta da série de vídeos curtos, com duração de aproximadamente um minuto, é oferecer uma alternativa de conteúdo multimídia dinâmico, acessível e eficiente para informar à população. O projeto é elaborado por estudantes do curso de estatística sob a orientação de docentes da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Para se manter atualizado sobre todo o conteúdo, se inscreva no canal e ative as notificações. Veja o informativo inaugural acessando o link.

O trabalho visa facilitar o acesso aos dados para os agentes públicos, profissionais da saúde, imprensa e a toda população juizforana. Os vídeos serão divulgados semanalmente, de acordo com o planejamento de periodicidade do grupo. O coordenador do JF Salvando Todos, Marcel Toledo, afirma que a plataforma recebeu este nome por acreditar que a informação salva vidas. “A transparência e o acesso dos dados da pandemia para toda a população é fundamental. Defendemos que a tomada de decisões pelo poder público seja sempre fundamentada em evidências científicas, sobretudo neste momento especial de crise em que estamos vivendo. A sociedade civil precisa estar atenta e ciente sobre a evolução da doença na cidade para poder acompanhar e verificar se as melhores decisões estão sendo tomadas pelo poder público”, destaca o professor.

Além das informações da doença na região, a Plataforma também conta com os boletins informativos quinzenais que traz dados, análises e gráficos do panorama da pandemia do novo coronavírus em todo o país. O JF Salvando Vidas disponibiliza os dados para gerar informações qualificadas, que ficam disponíveis em gráficos interativos para consulta, sobre os números de casos e óbitos acumulados; número de reprodução efetivo (Rt); número de respiradores; número de casos novos por dia; evolução da taxa de letalidade; perfil dos leitos e tempo estimado para duplicação dos números de casos. As informações são coletadas em fontes oficiais do Ministério da Saúde, no Datasus, na Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais e na Prefeitura de Juiz de Fora (PJF).

O JF Salvando Vidas tem atingido um retorno positivo no acesso às informações. Toledo explica que para aumentar a divulgação da plataforma foram criados perfis no Twitter e no Instagram, com o objetivo de ocasionar mais alcance aos informes. “Há cerca de um mês, começamos a acompanhar o número de acessos à plataforma. Desde então, tivemos mais de 1000 usuários e mais de 3000 page views. Por isso, acreditamos que estamos conseguindo passar informações confiáveis e seguras sobre a evolução da pandemia para um número substancial de cidadãos, profissionais da área de saúde e tomadores de decisões de políticas públicas de saúde do município, complementa.

Outras informações: Plataforma JF Salvando Vidas